O WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para as vendas no setor. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada em setembro, 63% dos estabelecimentos utilizam o aplicativo para comercializar seus produtos, indicando uma tendência de proximidade com os clientes.
Embora 47% dos entrevistados apontem os aplicativos de entrega, como iFood e Rappi, como suas plataformas preferidas para vendas, outros 32% indicam o WhatsApp como a principal ferramenta de delivery. “Além da praticidade que oferece, o uso do WhatsApp permite aos estabelecimentos uma interação personalizada e ágil, o que fortalece o relacionamento com os clientes”, afirmou Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
A pesquisa também abordou a satisfação dos empresários em relação ao uso do WhatsApp. Segundo o levantamento, 53,5% dos entrevistados raramente recebem reclamações sobre o uso do aplicativo, enquanto 14,2% afirmaram nunca ter recebido queixas. Por outro lado, 4% consideram as reclamações frequentes, mostrando que ainda há pontos a serem aprimorados.
Em relação às dificuldades enfrentadas pelos consumidores ao utilizar o WhatsApp, 34,4% dos empresários classificaram a experiência de compra como moderadamente difícil, 34,3% como fácil e 13,6% como muito fácil. Apenas 6,9% afirmaram que os clientes enfrentam dificuldades significativas na utilização da ferramenta.
A maioria dos estabelecimentos (65,6%) ainda conta com pessoas operando o aplicativo, enquanto 14% utilizam bots para automatizar o atendimento. Quando ocorrem problemas, 86,6% dos empresários preferem direcionar o cliente para um atendente humano, reforçando a importância de manter um atendimento personalizado.
Parceria entre Abrasel e Blip
Com o crescimento do uso do WhatsApp como ferramenta de vendas e atendimento, a Abrasel firmou uma parceria com a Blip, empresa especializada em comunicação automatizada. A colaboração visa modernizar e otimizar os processos de pedidos e entregas, integrando o WhatsApp ao padrão Open Delivery, que centraliza dados de diferentes softwares de entrega em uma única plataforma.
“Somos o país do WhatsApp para além das conversas com familiares e amigos. O app se tornou uma ferramenta essencial de comunicação, em especial no varejo e no atendimento ao cliente. Estamos entusiasmados com nossa parceria com a Abrasel, integrando o WhatsApp ao padrão Open Delivery. Isso permitirá maior padronização do mercado e levará tecnologia de ponta para estabelecimentos de todos os portes”, afirmou Roberto Oliveira, cofundador e CEO da Blip.
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