Um novo recurso promete impulsionar o comércio eletrônico, simplificando e diminuindo o número de etapas para que seja realizada uma transferência ou pagamento de uma compra: o Iniciador de Transação de Pagamento (ITP).
A tecnologia foi autorizada pelo Banco Central em 2021 e deve auxiliar no aumento da taxa de conversão das lojas online e marketplaces, diminuindo o número de carrinhos abandonados.
Com o ITP o consumidor inicia uma transação fora do ambiente de sua instituição financeira e paga diretamente suas contas sem precisar de cartões de débito ou crédito.
Para o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções tecnológicas para meios de pagamento, “a praticidade para realizar a compra e a liberdade do consumidor fazem com que o recurso tenha potencial para se tornar cada vez mais popular”.
Em 2023, projeta-se uma queda de quase 50% do tempo de pagamento. Hoje, o processo dura 50 segundos e poderá ser reduzido para 30 segundos, segundo a ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs).
Outras funcionalidades devem surgir à medida que mais instituições forem autorizadas pelo Banco Central a operar com o novo recurso.
“Hoje, a agilidade é essencial para oferecer uma experiência cada vez melhor ao cliente. Para isso, precisamos inovar. Reinventar-se a todo instante e buscar soluções que facilitem os processos de pagamentos é fundamental”, finaliza Samuel.
Imagem: Shutterstock