Coreia do Sul interrompe downloads do DeepSeek por questões de privacidade

Autoridades locais levantaram preocupações com a privacidade dos usuários

A DeepSeek, startup chinesa de Inteligência Artificial, pausou temporariamente os downloads do seu aplicativo na Coreia do Sul após autoridades locais levantarem preocupações com a privacidade dos usuários. A empresa chinesa concordou em trabalhar com a Comissão de Proteção de Informações Pessoais do país para fortalecer a proteção da privacidade, antes de relançar a ferramenta.

A ação não afeta usuários que já fizeram o download do DeepSeek. Nam Seok, diretor da Divisão de Investigação da comissão, aconselhou os usuários do aplicativo a deletarem a ferramenta ou evitar inserir informações pessoais nas pesquisas até que os problemas sejam resolvidos. De acordo com o diretor, a DeepSeek carece de transparência sobre a transferências de dados para terceiros e coleta informações pessoais em excesso.

Nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, parlamentares planejam apresentar um projeto de lei para proibir o chatbot da DeepSeek em dispositivos pertencentes ao governo norte-americano, diante de novas preocupações de segurança de que o app poderia fornecer informações de usuários ao governo chinês. A legislação segue a mesma estratégia usada pelo Congresso para banir o TikTok, que também é controlado por chineses, de dispositivos governamentais.

A justificativa é a de que a DeepSeek possui um código oculto que pode enviar informações de login dos usuários para a China Mobile, uma empresa estatal de telecomunicações que foi proibida de operar nos EUA, segundo uma análise da Feroot Security, companhia especializada em proteção de dados e cibersegurança.

Outros países já tomaram medidas para impedir que o aplicativo consiga acessar esses dados. A Austrália, por exemplo, proibiu o DeepSeek em seus sistemas do governo na terça-feira, mencionando preocupações com a segurança de informações. A mesma medida foi tomada pelos principais ministérios do governo da Coreia do Sul nesta semana e pela Itália, em janeiro.

Com informações de Estadão Conteúdo (Associated Press)
Imagem: Shutterstock

 

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist