Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Abrin 2022 é palco de inovações e tendências no universo dos brinquedos

O evento foi um dos últimos a acontecer antes da pandemia e marca a retomada das discussões no segmento de brinquedos

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
17 de março de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Brinquedos

Apesar de todo o momento conturbado que o varejo viveu nos últimos dois anos, o segmento de brinquedos seguiu crescendo e prevê para 2022 uma alta de 6%. Com o avanço da vacinação no País e a retomada dos eventos presenciais, milhares de varejistas de brinquedos se encontraram no principal evento do setor, a Abrin 2022, para discutir as tendências, as mudanças e o futuro da categoria.

A feira aconteceu entre os dias 13 e 16 de março, no Expo Center Norte, e reuniu as principais marcas, importadoras, lojas e fabricantes do setor de brinquedos. O evento, maior do setor na América Latina, é promovido pela Francal Feiras e pela Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).

Para a head de Produtos da Abrin, Luciana Ramos, a feira marca a volta dos eventos presencias e de um varejo mais assertivo. “Nós estamos muito felizes com os resultados da feira; as expectativas estavam enormes e tivemos um feedback superpositivo de que a feira estava ótima para negócios”, completou Luciana.

Quem também demonstrou felicidade com a retomada foi o presidente da Abrinq, Synésio Costa. “Ontem, [referindo-se ao domingo, 13] foi o melhor primeiro dia da feira dos últimos dez anos. Nem em 2020 tivemos um dia tão energizante. Quase 4 mil pessoas vieram visitar a feira”, destacou o executivo.

O presidente também aproveitou o momento para reforçar que o mercado de brinquedos seguirá aquecido apesar dos avanços dos games e aparelhos tecnológicos. Ele destacou o momento positivo pelo qual o mercado passa no País. “Hoje, o Brasil não deve mais para ninguém em termos de velocidade, rapidez das coisas e produtos”, complementou.

Atualmente, são 15 mil pontos de vendas especializados em brinquedos no Brasil. Compõem também essa malha do segmento 403 fábricas e 350 importadoras que fornecem, aproximadamente, 250 milhões de brinquedos. Ao todo, são 4.700 tipos de brinquedos.

brinquedos
Dinossauros, um dos temas favoritos das crianças, expostos no stand da Mimotoys

Tendências e perfil das crianças brasileiras

Durante uma das palestras do Abrin Talks, espaço destinado para palestras e para promover insights sobre o setor de brinquedos, foi exibida uma análise sobre o perfil do que as crianças brasileiras estão consumindo. Por meio de um levantamento feito pela Askids, empresa de dados e insights do segmento de crianças e jovens pertencente à KidsCorp, foi possível debater e entender onde estão as oportunidades do setor.

O recorte feito na pesquisa levou em consideração crianças e adolescentes de 3 a 18 anos que estão conectadas e possuem acesso à internet, totalizando mais de 33 milhões de jovens.

Entre as diversas perguntas da pesquisa, uma estava relacionada às preocupações que essas crianças e adolescentes tinham. Entre as principais respostas, estavam a covid, a violência, a pobreza e os maus-tratos aos animais. Para Gastón Stochyk, managing diretor da Askids que comandou a palestra, esse resultado mostra oportunidades para as marcas serem empáticas e se aproximarem dos jovens consumidores.

Ao se focar nos brinquedos preferidos, o estudo indicou que existem certos brinquedos para determinadas faixas etárias. Entretanto, a fase próxima aos nove anos é o momento em que se nota um aumento da introdução de tecnologias e telas no lugar dos brinquedos offline.

E esse fenômeno já reflete em outro questionamento, relacionado ao que as crianças sonham ser. Youtuber e desenvolvedor de jogos estão entre as dez profissões mais citadas em meio a carreira mais tradicionais. Quando perguntados sobre hobbies no tempo livre, atividades físicas, desenhar e brincar com brinquedos são citados, mas também aparecem as redes sociais, especialmente YouTube e TikTok, como atividades favoritas.

Ainda como reflexo da quantidade de tempo que os jovens passam nos dispositivos, Luciana destacou o papel fundamental que os influencers têm atualmente nos negócios. “A gente viu o quanto os influencers mirins estão ditando a moda do que está sendo comprado. Então, se tem um influencer atrelado a marca, é sinônimo de sucesso”, completou.

brinquedos
Ainda muito requisitado pelas crianças, o Playmobil tinha seu espaço no stand da Sunny

Apesar deste cenário que tende aos dispositivos tecnológicos, Stochyk indicou que existe uma oportunidade de negócios interessante ao analisar a faixa dos 9 aos 12 anos, período em que ocorre essa aproximação com os dispositivos. Para ele, é neste momento que empresas deveriam focar e pensar em fazer algo que tem se mostrado tendência, unindo o clássico com inovações tecnológicas, para assim se aproveitar desse momento de transição.

Por fim, a pesquisa também apontou que sete em cada dez brasileiros influenciam a compra de brinquedos dos pais; que 41% dos jovens possuem dinheiro próprio; e 22% usam o dinheiro para comprar brinquedos.

Dentre os locais de compra são citadas lojas próximas, centros comerciais e o e-commerce. As cinco lojas mais faladas no e-commerce pelas crianças e adolescentes são as Americanas, Mercado Livre, Amazon, Casas Bahia e Magazine Luiza.

Imagens: Marcelo Audinino

Postagem anterior

Shoppings precisam, mais do que nunca, de lojas incríveis

Próxima Postagem

Projeto da chinesa GWM inclui pontos de recarga para veículos elétrico

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda
Marcas

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás
Economia

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Projeto da chinesa GWM inclui pontos de recarga para veículos elétrico

Projeto da chinesa GWM inclui pontos de recarga para veículos elétrico

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.