Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Universo VUCA exige outra cultura, organização e liderança

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
17 de junho de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

O VUCA vem do acrônimo em inglês dos conceitos de Volatilidade, Ambiguidade, Incerteza e Complexidade que representam o cenário mais atual do ambiente de negócios e foi usado pela primeira vez em 1987 e, portanto, não é tão novo assim.

Mas está cada vez mais presente para sintetizar a essência do processo em constante e profunda transformação que marca a realidade atual.

Sua primeira concepção foi exatamente para discutir modelos de liderança, mas seu uso se estendeu para além dessa concepção, pois sintetiza, com preciosa exatidão, o mundo que vivemos.

E os modelos de organização empresarial tiveram que incorporar essa realidade na concepção de suas estruturas, modelos de liderança e compensação, KPIs, comunicação, relacionamento, carreira e, principalmente, cultura.

No Ocidente nasceram as Plataformas Exponenciais, representadas por Amazon, Google, Facebook e muitos outros negócios, cuja característica maior era seu profundo vínculo com tecnologia e a economia digital, mas que, gradativamente, avançaram para a economia real, como foi o caso da aquisição do Whole Foods pela Amazon e sua expansão com Amazon Go e outros modelos.

Na China desenvolveram-se os Ecossistemas de Negócios, Alibaba, Tencent, JD, Didi, Huawei e muitos outros, também todos originários do universo da tecnologia e da economia digital e, da mesma forma, avançando para o economia real com as operações, por exemplo, dos supermercados Hema pelo Alibaba ou da rede 7 Fresh por JD.

Nas duas situações, seja nas Plataformas Exponenciais ou nos Ecossistemas de Negócios, o denominador comum é a tecnologia e o digital como elementos dominantes e razão de ser dos negócios, que podem começar por qualquer forma, mas, gradativa, veloz e consistentemente, avançam para novas atividades econômicas convergentes ou não com os negócios iniciais.

Suas organizações, estruturas, modelos de liderança e compensação e, além de muitos outros elementos mais, sua cultura, são próprios para se desenvolverem no ambiente VUCA, característico das economias digitais e dominadas pela tecnologia.

Mas seu impacto macro econômico global, que se espalha, cresce e influencia o mundo, cria novos parâmetros de comportamento empresarial, profissional e individual, que devem ser considerados em quaisquer organizações, não importa a geografia, setor ou segmento. No mínimo pela necessidade de se re-alinharem à essa nova ordem econômica que emergiu balizada pelo avanço da tecnologia.

E por incrível que possa parecer, tudo indica existir uma necessidade crescente de humanização das relações pessoais, à medida que cresce o uso intensivo da tecnologia em todas as atividades.

Mas talvez o fator mais crítico para revisão é a questão cultural, pelas premissas existentes no próprio conceito VUCA, onde a instabilidade gerada por esse cenário é combinada pela crescente demanda por flexibilidade, atitude, prontidão e iniciativas dos indivíduos, seja no ambiente profissional, mas também nos ambientes pessoais, o que confronta com o comportamento emergente das novas gerações de um generalizado desapego a essas posturas, quase em rebeldia em relação ao processo evolutivo que nos trouxe até aqui.

Esses são os elementos que reconfiguram nossa realidade e que merecem profunda e ampla reflexão em busca de um ponto aceitável de equilíbrio entre as demandas empresariais e profissionais e a emergente disposição individual de uma vida mais saudável, equilibrada e sustentável de parcela crescente das novas gerações.

Para muita reflexão.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Consumidores preferem comprar com fabricantes

Próxima Postagem

Recuperação de crédito sobe 4,7% em maio

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Recuperação de crédito sobe 4,7% em maio

Recuperação de crédito sobe 4,7% em maio

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.