Comum em outros países, o conceito de saudabilidade tem ganhado força no País, com os consumidores cada vez mais preocupados com uma alimentação mais natural e nutritiva. Com a proposta de oferecer sobremesas saborosas e saudáveis, Tatiana Samara, engenheira especialista em desenvolvimento de produtos, e Mari Sartorio, nutricionista e confeiteira, criaram há um ano e meio a confeitaria saudável Good Pick.
Com receitas que levam ingredientes como castanha de baru, biomassa de banana, aveia e granola, a Good Pick atende o mercado de sobremesas congeladas para o foodservice e conta com 18 produtos no seu portfólio – 10 sobremesas, 4 nuts e 4 granolas.
Após morar muitos anos fora do Brasil para estudar nutrição funcional, Tatiana decidiu criar uma linha de granola e procurou a Mari, também sócia da Duo Pâtisserie, para fazer a produção. “Eu já trabalhava com a linha funcional e rolou um match. Sentamos e começamos a desenvolver o que sentíamos falta no mercado”, afirma Mari.
Em porções individuais de 70 g, as sobremesas são vendidas em empórios, restaurantes, supermercados e cafeterias de seis capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Recife e Ceará. Os produtos também são vendidos pelo e-commerce da marca, por enquanto, apenas para o estado de São Paulo.
A meta, segundo as sócias, é triplicar o volume de vendas neste ano e dobrar o número de estados atendidos em 2023.
Os preferidos
Da linha de sobremesa, o carro-chefe é o pudim, seguido pelo pão de mel e o petit gateau de chocolate. “Isso depende da região. Em São Paulo, o pudim é o preferido. Em Salvador, o petit gateau faz mais sucesso”, brinca Mari. Entre as granolas, a mais vendida é a salgadinha.
Para abrir mão dos conservantes químicos e garantir o frescor, as sobremesas passam pelo congelamento ultrarrápido. “Nós temos uma bagagem muito grande em relação a receitas, sabemos o que mercado gosta. Por que não traduzir isso para o saudável e tão gostoso quanto a sobremesa tradicional?”
Tatiana destaca que a criação de novos produtos e receitas surge através do que elas sentem necessidade como consumidoras e de tendências trazidas de fora. “Lá fora, a tendência de saudabilidade vem com a descoberta da superfoods, com muita densidade nutricional. Os novos estudos da superfoods, nós vamos encaixando isso nas nossas receitas”, afirma.
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