Desde o início de abril a série de lives Mercado & Consumo em Alerta tem trazido nomes importantes de diferentes setores para debater as melhores práticas adotadas por cada um dos segmentos diante da crise. E não só isso, os debates contribuem ainda com insights que são gerados para estimular e inspirar o público que atua em diferentes frentes.
Nesta manhã (17), estiveram presentes Andres Mustchler, fundador e CEO da Westwing, maior clube de compras de casa e decoração da América Latina; Fabio Veras, diretor de TI, E-Commerce e CRM do Nagumo Supermercados; Thiago Oliveira, Sócio e Investidor da Bossa Nova e da ACE; e Kai Schoppen, CEO da Infracommerce. A conversa rendeu importantes insights a partir da visão estratégica de cada um dos convidados e você pode conferir alguns deles nessa lista que preparamos a seguir:
1 – O cliente realizou a transformação digital no varejo. Dos 2 mil associados da APAS, a maioria não tinha necessidade de operar e-commerce. O que aconteceu é que o medo os fez pressionarem os lojistas para realizarem vendas pelo WhatsApp e implantarem o e-commerce;
2 – O início deste período foi assustador com quedas de 20 a 25% mesmo em operações de e-commerce. Fornecedores fecharam operações, investidores em pânico, estados com decisões radicais causadas pela cautela e pelo medo. Mas posteriormente o crescimento trouxe parâmetros inimagináveis. Dos 20% a 30% de crescimento dos meses anteriores a quarentena, fomos de 100 a 600% no primeiro mês e depois estabilizando em patamares de 35% a 60% É um tipo de crescimento que insere desafios e problemas operacionais radicalmente novos;
3 – Sobre os impasses do varejo físico e comércio eletrônico, fica claro que as lojas físicas complementam as digitais em muitos aspectos. Um deles é a logística do e-commerce como última milha, outro é a construção de marca porque não se pode depender apenas do marketing de performance. Mas o e-commerce tem como oportunidade construir experiências digitais que levem a navegações prazerosas, descobertas e experiências.
4 – Uma empresa entrante não precisa necessariamente desenvolver tudo dentro de casa. Pode aproveitar as soluções existentes como marketplaces e empresas que operam e-commerce emulando uma operação dedicada, mas que são na verdade terceirizadas. Estas alternativas permitem que o empreendedor amadureça sua estratégia e seu negócio e na evolução dedique atenção para estruturação de seu e-commerce;
5 – Os desafios que vivemos nos últimos três meses em e-commerce em operação e logística não tinham paralelo. É um recomeço do digital e do e-commerce no Brasil com novas categorias, uma revolução de meios de pagamento e da logística que ainda apresenta muita ineficiência na entrega onde somos mais atrasados na competitividade de preços e falhas como perdas e atrasos.
6 – O Brasil é hoje um celeiro de oportunidades para empresas de tecnologia. Estão surgindo muitas startups de tecnologia em logística. O aumento de 4 milhões de novos compradores no período trouxe também aumento de fraudes. Este momento de crescimento exponencial do e-commerce nivelou startups às empresas tradicionais e viabilizou os melhores meses dos últimos 10 anos para atratividade de fundos globais de tecnologia.
Este webinar contou com o patrocínio da DocuSign, empresa pioneira no desenvolvimento da tecnologia de assinatura eletrônica e que hoje ajuda as organizações a se conectarem e automatizarem como preparam, assinam, agem e gerenciam seus contratos.
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