Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Crise das startups: por que o setor de RH é o único que não sofreu?

Enquanto as empresas sofrem com as demissões em massa, as startups de RH continuam a crescer

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
17 de agosto de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Crise das startups: por que o setor de RH é o único que não sofreu?

A palavra startup já não é mais tão atraente quanto há alguns anos. O modelo de trabalho flexível, a cultura humanizada, o plano de desenvolvimento rápido e, quem diria, até as mesas de ping-pong não conseguiram atravessar a crise de forma ilesa. O cenário global de inflação, somado ao impacto no preço das cadeias de suprimento que a guerra da Ucrânia trouxe, mudou o rumo do crescimento acelerado das empresas.

Em 2018, os primeiros unicórnios começaram a surgir no Brasil e, pela primeira vez, o País ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão investidos nas novas empresas, de acordo com um relatório da consultoria Distrito. Nessa época, o LinkedIn estava repleto de publicações dos colaboradores das startups mostrando o rompimento com o modelo de trabalho tradicional. Tecnologia, flexibilidade e benefícios eram temas recorrentes.

No ano seguinte, o valor aportado nos unicórnios triplicou para US$ 3 bilhões. A pandemia fez com que o ritmo de crescimento continuasse acelerado, já que a tecnologia passou a ser ainda mais importante. O ano de 2021 continuou trazendo boas notícias aos fundadores, investidores e colaboradores das startups. A reviravolta, de fato, começou neste ano.

A inflação e a alta dos juros tornaram os investidores mais conservadores. Ainda de acordo com dados da Distrito, os investimentos durante o primeiro semestre de 2022 sofreram uma queda de 68% em comparação com o mesmo período do ano passado. Agora, no LinkedIn, as fotos dos times reunidos em salas recreativas foram substituídas por relatos de demissão. Afinal, a queda de capital normalmente vem acompanhada de corte de funcionários.

As startups que mais sofreram com a falta de investimentos foram aquelas classificadas como late stage, fase em que a empresa já é conhecida no mercado e tem uma base de clientes e parceiros sólida. As empresas em early stage, que estão no estágio inicial de captação de recursos, tiveram um crescimento de aporte de 14%. Não há como ter a certeza de que as empresas mais jovens vão seguir com uma onda de crescimento otimista. Porém, há um cenário concreto acontecendo: as startups de Relações Humanas (RH) não sofreram os impactos da crise – na realidade, fizeram o movimento contrário.

As startups de RH, conhecidas como HRTechs, não seguiram a corrente de demissões e conseguiram crescer neste ano. As HRTechs são empresas que desenvolvem infraestruturas tecnológicas para a gestão dos colaboradores. O distanciamento social dos últimos anos fez com que muitas empresas procurassem tecnologias que as ajudassem a manter uma boa relação com os funcionários de forma digital.

A necessidade de cumprir com as responsabilidades do RH por meio de canais exclusivamente digitais, por si só, levou as HRTechs a crescerem contra a crise do mercado. Mas, além disso, as próprias demissões em massa levaram as empresas a procurarem startups para lidar com os direitos rescisórios e as possíveis novas contratações.

Ao contrário do cenário geral, o conservadorismo não é encontrado nos investimentos em RH. A consultoria Distrito levantou que, nos seis primeiros meses deste ano, US$ 247,5 milhões foram investidos nas HRTechs. Esse número já é maior que o total arrecadado em 2021, que somou US$ 241,3 milhões.

Apesar do crescimento acelerado, o mercado de HRTechs ainda é pequeno no Brasil. Segundo o mapeamento de inovação da Liga Ventures, cerca de 300 empresas atuam no ramo no País. Mesmo precisando do serviço de gestão de pessoas ligado à tecnologia, muitas empresas ainda têm receio de contratar as startups, já que não estão em um período de bonanças. Por isso, as startups têm o desafio de provar sua relevância para entrar no orçamento das empresas, mas as previsões são boas.

Até o final do ano, o LinkedIn deve ter mais relatos de demissões vindas de ex-funcionários de startups. Ao mesmo tempo, o investimento em serviços tecnológicos de RH deve crescer. A crise provocou uma queda nos investimentos, mas também provou que a gestão dos colaboradores deve ser considerada um ponto estratégico dentro das empresas. Ou seja, os investidores estão mais conservadores e escolhendo melhor em que área devem investir: nas pessoas.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Divino Fogão investe em delivery e cresce 56% no primeiro semestre

Próxima Postagem

Azul aposta em experiências como happy hour e wi-fi gratuito para fidelizar consumidor

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Azul aposta em experiências como happy hour e wi-fi gratuito para fidelizar consumidor

Azul aposta em experiências como happy hour e wi-fi gratuito para fidelizar consumidor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.