Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Flávio Rocha: “Elites e classe empresarial amadureceram do ponto de vista social e ambiental”

Presidente do conselho da Riachuelo e outros líderes consideram que crise causada pela pandemia promoveu essa mudança

Aiana Freitas de Aiana Freitas
17 de setembro de 2021
no Destaque do dia, Economia, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Flávio Rocha: "Elites e classe empresarial amadureceram do ponto de vista social e ambiental"

A crise causada pela pandemia de covid-19 evidenciou ainda mais as desigualdades econômicas e sociais brasileiras. Ao mesmo tempo, serviu para movimentar as empresas na busca por soluções. Essa é impressão de líderes de grandes companhias do País que se reuniram no debate “Passaporte para o Futuro”, que marcou o fim do Latam Retail Show nesta quinta-feira (16). “Se existe algo de positivo que resultou da tragédia da pandemia foi o amadurecimento das elites e da classe empresarial do ponto de vista social e ambiental”, disse Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes, dono da Riachuelo.

Mediador do painel, Marcos Gouvêa de Souza, CEO da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo, concordou: “Há num nível de conscientização maior das classes empresariais. E muito dessa consciência veio à reboque dos problemas que tivemos na pandemia. Neste ano, no Latam Retail Show, pela primeira vez trouxemos um programa focado no desenvolvimento de um grande estudo sobre como podemos reduzir a fome no Brasil, reduzindo o desperdício de alimentos. Temos fome e temos desperdício, e isso é uma incoerência brasileira.”

Além de Flávio Rocha e de Marcos Gouvêa de Souza, o debate ao vivo contou com a participação, ainda, de Rafael Forte, presidente da Vtex Brasil, Marcilio Pousada, CEO da RaiaDrogasil S.A., e Juliano Ohta, CEO da Telhanorte Tumelero – além de depoimentos de outros empresários gravados em vídeo. Todos destacaram o que consideram essencial para ser carimbado nesse “passaporte”, ou seja, o que o País precisa para se desenvolver. Entre os conceitos citados, estiveram investimento, ciência, tecnologia, educação, reforma tributária e respeito à diversidade.”

“A palavra que precisamos é colaboração. Um caminho para todo mundo sair dessa para melhor. Continuo esperançoso de que as coisas vão se ajustar em algum momento”, disse Marcilio Pousada. “Mas precisamos de estabilização política, que a curto prazo não teremos por causa da polarização.”

Pousada também destacou a necessidade de o País investir na qualidade da educação. “Uma coisa que está surpreendendo muito é o empreendedorismo. O País está começando a despontar nisso, tem alguma coisa acontecendo nessa juventude que está vindo e que teve um pouco mais de acesso. É uma diversão poder competir com uma pessoa inovadora, que faz a gente repensar como fazer isso no nosso negócio.”

Conhecimento e educação

Educação também foi a palavra-chave citada por Rafael Forte, da Vtex. “Sem estabilidade politica, não conseguimos ter estabilidade econômica. Sem reformas, não conseguimos abrir espaço para mais empregos. Mas ainda temos de resolver questões básicas. Mesmo tendo reforma tributária e estabilidade politica e econômica, precisamos ter gente para colocar nesse emprego. Precisamos dar conhecimento e educação. O Brasil precisa de base para ser a potência que é.”

Juliano Ohta, da Telhanorte Tumelero, destacou a relação entre educação e aumento de produtividade.  “Sem educação, não é possível ser produtivo, e sem produtividade não é possível alcançar objetivos básicos para a população ter dignidade. Mas também falta um ponto importante para a estabilidade política que é a responsabilidade fiscal. A diminuição do custo do funcionalismo é fundamental. O Brasil gasta hoje mais do que países que são extremamente assistencialistas, como a Suécia e a França.”

Ohta ressaltou a importância de governança, estabilidade e planejamento estratégico – pilares fundamentais de qualquer empresa, mas pouco abordados no âmbito do Estado. “Precisamos de menos governo e mais governança”, sentenciou. ”

Flávio Rocha, da Riachuelo, também falou sobre democracia e liberdade econômica. “Nós queremos uma carruagem menor e mais eficiente, um Estado que faça sentido, que caiba no PIB, e que não faça a gente correr num ambiente pantanoso, mas numa estrada asfaltada, com melhores condições de se fazer negócios.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Bancos privados se antecipam ao BC e elevam os juros do crédito imobiliário

Próxima Postagem

Rio vai receber primeiro quiosque com estrutura pet park

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly
Varejo

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia
Franquias

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Sebrae e Shopee lançam plataforma gratuita para capacitar pequenos empreendedores no e-commerce
E-commerce

Sebrae e Shopee capacitam pequenos empreendedores no e-commerce

14 de maio de 2025
Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone
Varejo

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Rio vai receber primeiro quiosque com estrutura pet park

Rio vai receber primeiro quiosque com estrutura pet park

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.