Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

“As empresas deveriam investir em IA preditiva”, diz Eric Seigel

Na abertura do Latam Retail Show, fundador da Machine Learning Week citou que a análise preditiva gera previsões que melhoram as principais operações em grande escala

Larissa Féria de Larissa Féria
17 de setembro de 2024
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
“As empresas deveriam investir em IA preditiva”, diz Eric Seigel

À medida que a IA generativa, como o popular ChatGPT, avança como prioridade para as empresas transformarem a maneira como produzem conteúdo, criam produtos e interagem com seus clientes, a IA preditiva se destaca por sua capacidade de transformar grandes volumes de dados em previsões, como antecipar o comportamento dos clientes, melhorar a eficiência operacional e reduzir custos.

“As empresas deveriam investir em IA preditiva. Com ela, conseguimos prever o comportamento individual dos consumidores, calcular o risco de uma fraude ou até a probabilidade de um cliente deixar de utilizar nossos serviços. Essa análise profunda é o que torna essa tecnologia tão valiosa para as empresas”, diz Eric Siegel, fundador da Machine Learning Week e autor do best-seller “The AI Playbook”, na abertura do Latam Retail Show do  9ª edição do Latam Retail Show, que começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo fará a cobertura completa com entrevistas, cobertura de palestras e gravações de webcasts dentro de um estúdio montado na área expositiva.

Siegel destacou que a IA preditiva requer machine learning; e o machine learning depende de dados. A partir daí, ela gera previsões que melhoram as principais operações em grande escala. “Dessa forma, aumentamos as vendas, cortamos custos, combatemos riscos evitamos fraudes e agilizamos a logística”, diz.

Entre as grandes corporações que têm alcançado resultados com a IA preditiva, Seigel citou a UPS, gigante de logística e maior concorrente da FedEx. Ao prever qual pacote deve ser alocado em cada caminhão, a empresa não apenas aumenta sua eficiência, como também economiza 185 milhões de milhas por ano, reduzindo significativamente suas emissões de CO2. “O sucesso da UPS é um exemplo claro do impacto positivo da IA preditiva na otimização de processos complexos e na sustentabilidade das operações.”

A Target, segunda maior rede varejista dos EUA, registrou um aumento de 15% a 20% na eficácia de suas campanhas de marketing, ao utilizar machine learning para prever a probabilidade de compra de seus clientes. “A capacidade de prever o comportamento do consumidor e priorizar os leads mais promissores é o que diferencia uma estratégia preditiva de uma abordagem tradicional”, afirma Siegel.

O impacto positivo da IA preditiva não está restrito apenas a grandes empresas. A Harbor Suites, uma pequena empresa de doces, viu uma taxa de resposta de 40% entre os clientes inativos, após implementar a tecnologia. Segundo ele, isso demonstra que, independentemente do tamanho do negócio, a IA preditiva pode criar campanhas mais eficazes, personalizar ofertas e aumentar o retorno sobre o investimento em marketing.

No varejo

Diferentemente da IA generativa, que se destaca pela simplicidade no uso de linguagem natural para gerar conteúdo ou automatizar tarefas, a IA preditiva vai mais fundo ao utilizar machine learning para prever comportamentos específicos e otimizar operações complexas.

A capacidade de prever o que o cliente quer antes mesmo dele saber é um exemplo de como os dados podem ser usados na análise preditiva. No varejo, por exemplo, a Amazon utiliza IA preditiva para recomendar produtos, gerando 35% de suas vendas a partir dessa estratégia.

Para Siegel, o verdadeiro valor da IA preditiva está em sua aplicação estratégica. “Machine learning não é apenas sobre coletar dados, é sobre entender o que esses dados nos dizem para tomarmos decisões melhores e mais precisas. A IA preditiva transforma a ciência de dados em ação, seja para aumentar vendas, prevenir fraudes ou melhorar a logística”, explica.

Repensar estratégia

Na abertura do Latam Retail Show, Marcos Gouvêa de Souza, fundador da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo, destacou a importância de repensar estratégias, operações, cultura, modelo de negócios e gestão. “Quando discutimos varejo e comércio, falamos do maior empregador privado do País. Esse é o momento de reconhecer o que temos feito e bem feito e mostrar os que têm conseguido pavimentar a avenida do futuro”, diz. 

Durante os três dias, o LRS deve receber 276 palestrantes, com 10 horas de conteúdo gratuito e pago. O evento contará com um espaço gratuito, a Área Expo, que deve receber cerca de 10 mil pessoas.

O evento também marcou os 20 anos do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), entidade que nasceu com o objetivo de aumentar a representatividade do setor. “O IDV nasceu em 2004, com um grupo de empresários inconformado com a nossa representatividade. Crescemos e nos desenvolvemos. Nesse evento, a gente vê que todas as áreas serão abrangidas”, destaca Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV.

Imagens: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Farm Rio terá showroom na Semana de Moda em Paris, diz Birman, CEO do Grupo Azzas 2154

Próxima Postagem

Midea Group confirma maior IPO do ano em Hong Kong

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano
Economia

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção
Economia

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi
Foodservice

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos
Tecnologia

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização
Supermercados

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer
Economia

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Midea Group confirma maior IPO do ano em Hong Kong

Midea Group confirma maior IPO do ano em Hong Kong

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.