A Catupiry passou a oferecer tradução simultânea em Libras em seu site, ampliando o acesso de pessoas surdas às suas plataformas digitais. A tecnologia foi desenvolvida pelo Icom, socialtech especializada em soluções de comunicação acessível voltadas a colaboradores, consumidores e cidadãos com deficiência auditiva.
“Nossa ideia é evoluir para que tenhamos cada vez mais meios de comunicação inclusivos”, esclarece Andrea Areal, diretora-executiva de Marketing da Catupiry.
O novo serviço é gratuito e pode ser acessado tanto por computador quanto por dispositivos móveis. Para utilizá-lo, basta clicar no ícone “atendimento com intérprete em Libras”, habilitar o microfone e a câmera. A partir daí, o usuário é conectado a uma central de atendimento operada por intérpretes do Icom, socialtech responsável pela solução. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Com a parceria, a empresa busca fortalecer sua política de inclusão e aprimorar o relacionamento com o público surdo, grupo que representa cerca de 5% da população brasileira, de acordo com o IBGE. Desses, quase 3 milhões de pessoas têm surdez profunda. Em ambientes digitais, o suporte em Libras desempenha um papel essencial para garantir a compreensão das mensagens e tornar a experiência de atendimento mais acessível e igualitária.
“A condição física de um indivíduo não pode ser um impeditivo para que ele tenha uma experiência digital acessível e consiga acessar, de fato, qualquer portal que seja. Nós agradecemos à Catupiry por confiar em nós e esperamos que essa parceria possa ajudar a ser a mudança necessária para inclusão de cada vez mais pessoas”, comentou José Araújo Neto, CEO do Icom.
Neste ano, o Icom também anunciou contratos com a Stellantins; com a Petronect, empresa B2B do setor de petróleo e gás; e com os representantes brasileiros da seguradora AXA.
Imagem: Divulgação















