WhatsApp vai oferecer jornada de compra completa dentro do aplicativo

Novas funcionalidades foram anunciadas na primeira conferência de negócios da plataforma no Brasil

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira, 17, novidades que permitirão aos consumidores brasileiros encontrar negócios, manter conversas e fechar uma compra diretamente no aplicativo. A ideia é que as empresas e os clientes possam, em breve, contar com uma jornada de compra completa na plataforma.

“Nós queremos facilitar para que as pessoas façam ainda mais no WhatsApp e parte disso significa construir melhores formas de se engajar com as empresas. O objetivo final aqui é que você possa encontrar, conversar e comprar de qualquer negócio, tudo isso no WhatsApp”, afirmou Mark Zuckerberg, CEO da Meta, durante o WhatsApp Business Summit, a primeira conferência de negócios da plataforma no Brasil, que reuniu representantes de grandes empresas, empreendedores e parceiros.

O aplicativo lançou uma funcionalidade que permite buscar negócios de todos os tamanhos diretamente no WhatsApp, navegando por categoria ou pesquisando pelo nome da empresa. Isso evitará que os usuários precisem buscar números de telefone em sites ou salvar um número em seus contatos.

Anunciou, ainda, a ampliação de um projeto-piloto chamado Guia de Negócios, que começou a ser testado em 2021 na cidade de São Paulo. O Guia de Negócios tem como foco os pequenos comércios locais e permite encontrar facilmente empresas nas proximidades – uma floricultura, padaria ou salão de beleza, por exemplo, dentro do WhatsApp. A função será expandida para todo o Brasil, primeiro país a receber a funcionalidade no mundo.

‘Descobrir empresas’

Outra novidade anunciada pelo WhatsApp prevê que, ao iniciar uma nova conversa, os usuários terão três opções: “Novo grupo”, “Novo contato” ou “Descobrir → Empresas”. Depois de selecionar “Descobrir → Empresas”, as pessoas podem optar por compartilhar sua localização ou selecionar um local e, em seguida, escolher em um menu de categorias de negócios ou pesquisar o nome de uma empresa para encontrar o que estão procurando.

O recurso de descoberta foi expandido, ainda, para incluir a pesquisa por grandes marcas que utilizam a Plataforma WhatsApp Business (API) para atender os consumidores e que optem por aparecer na busca. Na mesma função “Descobrir → Empresas”, os usuários podem digitar o nome da marca com a qual desejam se conectar. O resultado da pesquisa retornará a conta do WhatsApp da empresa para que a pessoa possa iniciar uma conversa. As pessoas também podem pesquisar empresas por categoria, como “Finanças e bancos” ou “Viagens e hotéis”.

Os negócios poderão também, em breve, depois de iniciar conversas com os consumidores via WhatsApp, finalizar a venda de um produto ou serviço de forma simples e sem a necessidade de outros aplicativos. O WhatsApp está realizando testes do serviço de pagamentos para empresas com as adquirentes Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede. De acordo com Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina, esses e outros parceiros já realizaram a integração técnica necessária para o funcionamento do serviço.

“O recurso de pagamentos de pessoas para empresas no WhatsApp foi desenvolvido como uma plataforma aberta, com a participação de diversos adquirentes brasileiros. Estamos entusiasmados em anunciar os parceiros que já estão testando em produção conosco para que possamos levar a funcionalidade para empresas e consumidores o mais rápido possível, assim que finalizarmos os acordos e recebermos autorização regulatória”, complementa Horn.

Os consumidores brasileiros poderão adquirir produtos e serviços no WhatsApp utilizando cartões de débito e crédito com as bandeiras Mastercard e Visa emitidos pelos bancos participantes do serviço.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist