O Instituto C&A anunciou a segunda edição do Prêmio Fashion Futures, uma iniciativa que aborda o futuro da moda e, nesta edição, destacará projetos, marcas e indivíduos em sete categorias. As inscrições e indicações estão abertas até 19 de novembro, e os vencedores receberão suporte financeiro e orientação para o desenvolvimento de suas iniciativas.
“Nesta edição, queremos reconhecer, reunir e mobilizar os atores-chave da indústria que, com seus projetos e ações, desenvolvem soluções para os impactos socioambientais negativos sob a perspectiva da moda do amanhã”, afirma Gustavo Narciso, gerente executivo do Instituto C&A.
As categorias serão divididas em três eixos, sendo eles:
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Investir
- Projeto social, Advocacy e políticas públicas: Tem como objetivo atingir e valorizar ONGs, negócios sociais e coletivos que estejam mobilizando comunidades com projetos voltados para conectar moda à responsabilidade social e ambiental e que necessitem de apoio no Brasil. Além do reconhecimento, a organização vencedora receberá o valor de R$ 50 mil.
- Desfile ou Fashion Film: O instituto busca reconhecer e trazer à discussão os profissionais atuantes em um dos setores mais presentes e fundamentais da moda, o do audiovisual. Além disso, a marca ou designer vencedor(a) terá a oportunidade de firmar um contrato com o Instituto, no valor de R$ 20 mil, para uma produção em conjunto.
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Conectar
- Marca para inclusão e redução de desigualdades: Tem como público-alvo marcas autorais cujos negócios incorporam intrinsecamente a promoção da inclusão e da igualdade.
- Marca com impacto ambiental positivo: Tem como objetivo promover e reconhecer marcas autorais que se destacam no desenvolvimento de práticas sustentáveis para a indústria da moda.
- Novos materiais, Inovação e combate a mudanças climáticas: O prêmio Fashion Futures será concedido a empresas, pesquisadores ou universidades que tenham desenvolvido iniciativas direcionadas a soluções sustentáveis na indústria da moda, uma das mais poluentes do mundo. Essas iniciativas podem abranger áreas como o uso de novas matérias-primas, processos de descarte e regeneração de ecossistemas.
- Economia circular: Promovendo a circularidade nos hábitos de consumo, como ONGs com iniciativas de brechós e bazares, negócios que utilizam a técnica de upcycling ou que realizam a gestão de resíduos.
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Reconhecer
- Personalidade Fashion Futures do Ano: Reconhecerá e dará visibilidade à personalidade que se destacou dentro do ecossistema da moda. Estão contemplados modelos, influenciadores, jornalistas e ativistas.
Ao contrário das outras categorias, nas quais os interessados podem se inscrever, a personalidade vencedora será selecionada em várias etapas. A primeira consiste na indicação orgânica, possível através das redes sociais do Instituto e da C&A. A partir dessas indicações, os dez mais mencionados passarão por uma banca de avaliação, responsável por determinar os três finalistas e o vencedor.
Banca de avaliação
O Fashion Futures possui uma comissão de avaliação composta por profissionais atuantes no cenário da moda, tais como Maria Prata, jornalista e diretora de conteúdo do Iguatemi; Fernanda Simon, representante da Fashion Revolution; Gustavo Narciso, diretor executivo do IC&A; a revista Elle; Camila Zelegolo, da Abit; Kamila Merle, do Sebrae; João Souza, diretor Comercial e de Produtos do Feminino da C&A; Cyntia Kasai, gerente-sênior de ASG da C&A; e Edmundo Lima, da Abvtex.
“O prêmio é uma oportunidade de ampliar essas discussões e impulsionar a moda para um futuro mais justo, diverso, regenerativo e sustentável”, destaca Narciso.
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