Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Para onde irá o varejo online brasileiro em 2025?

Roberto Wajnsztok de Roberto Wajnsztok
17 de dezembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Para onde irá o varejo online brasileiro em 2025?

Caro leitor, se você é executivo em algum varejista ou indústria, ou está pensando em se aventurar no varejo online em 2025, certamente, neste momento, está construindo seu planejamento estratégico, discutindo orçamentos, investimentos e estrutura.

Independentemente do seu grau de evolução nesse processo, é indispensável que você entenda para onde está indo o varejo online brasileiro, seja em 2025, seja nos anos seguintes. Do contrário, corre o risco de construir um plano inconsistente ou de alto risco.

Categorias de produtos

Primeiro ponto: quais categorias de produto você comercializa? Temos categorias que vêm crescendo bem, como Saúde e Bem-Estar, Alimentos, Medicamentos, Perfumaria, Escritório etc. Por outro lado, outras têm perfomado de forma irregular ou até negativa, como Eletrônicos, Informática, Telefonia etc. Sendo assim, não adianta construir um orçamento baseado no crescimento estimado de todo o varejo online; é necessário avaliar especificamente suas categorias e adequar seu planejamento a essa tendência de crescimento.

Modelos de negócio

Outro ponto é a performance por modelo de negócio. Os ventos têm sido favoráveis para os marketplaces e os pure digital players, mas nem tanto para os e-commerces brick and click. Então, você adapta seu negócio aos modelos mais promissores, ou precisa considerar crescimentos mais tímidos?

Recursos e custos

Mais um movimento importante é a otimização de recursos e a diminuição de custos, na busca por maior eficiência operacional. Para isso, o investimento em tecnologia, bem como a busca por softwares e soluções, é um dos melhores movimentos, cabendo à empresa analisar o máximo de alternativas de mercado e decidir o que desenvolver ou não internamente.

Com a busca cada vez mais acirrada por melhorar os prazos de entrega, deve-se considerar o aumento nos custos logísticos e de transporte. Outra despesa que ainda deve ter um leve crescimento é a mídia online, impulsionada pela migração da mídia on-to-off, que continua a inflacionar o custo de mídia.

A escassez de profissionais qualificados ainda é um grande desafio para montar uma estrutura de equipe de varejo online. Ou se contratam profissionais mais juniores e menos qualificados, ou mais sêniors e mais qualificados, e, consequentemente, mais caros.

Relacionamento com o cliente  

Sempre digo que todos os e-commerces têm visitantes suficientes em suas páginas para bater todos os seus recordes de venda, mas que, na maioria das vezes, não sabem tratar sua base de clientes nem extrair o máximo dela.

E 2025 será o ano de olhar e tratar a base de clientes como nunca. Não há espaço para perder clientes, perder pedidos ou não converter boa parte das visitas. Seja com tecnologia, seja com serviços, seja com benefícios, é necessário elevar o relacionamento com o seu cliente a outro patamar.

E que venha 2025!

Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Docile e Criamigos lançam linha de balas de gelatina com personagens exclusivos

Próxima Postagem

Perdigão investe em estratégias digitais com campanha interativa no TikTok e Spotify

Roberto Wajnsztok

Roberto Wajnsztok

Roberto Wajnsztok de Oliveira está no mercado digital desde 2000, sendo por 14 anos diretor de E-commerce de grandes varejistas. Nos últimos anos como consultor de negócios com foco no mercado digital em mais de 120 empresas. Foi sócio-fundador de startups como Liveon e Nerd3, ambas vendidas a grandes grupos empresariais, e atua como conselheiro em grandes empresas de tecnologia.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Perdigão

Perdigão investe em estratégias digitais com campanha interativa no TikTok e Spotify

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.