O setor de hipermercados e produtos alimentícios parece estar em recuperação para 2025. A 23ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) apontou alta de 3,5% do volume nas vendas do segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo em novembro, na comparação mensal, liderando com a maior alta do período, após duas quedas consecutivas.
O estudo, que apresenta dados mensais das movimentações varejistas, é uma iniciativa da Stone e tem como objetivo mapear os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
O setor de Tecidos, Vestuário e Calçados registrou a segunda maior alta mensal, com 2,8%. Combustíveis e Lubrificantes também apresentou uma leve alta de 0,5%, enquanto Móveis e Eletrodomésticos subiu 0,3% e o setor de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico registrou um pequeno crescimento de 0,2%.
Em contrapartida, o setor de Material de Construção teve um recuo expressivo, de 4,3%, seguido pelo setor de Artigos Farmacêuticos, com -1,5%, e com o segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria registrando queda de 0,3%.
Destaques regionais
No recorte regional, 25 estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual: Roraima (10,3%), Amazonas (9,2%), Sergipe (8,6%), Alagoas (8,3%), Maranhão (8,2%), Amapá (7,6%), Rondônia (7,2%), Acre (7,1%), Goiás (6,8%), Pará e Rio Grande do Norte (6,3%), Paraíba (6,1%), Pernambuco (4,5%), Rio Grande do Sul (4,2%), Mato Grosso e Paraná (3,9%), São Paulo eTocantins (3%), Santa Catarina (2,8%), Minas Gerais (2,1%), Bahia (1,8%), Ceará (1,6%), Rio de Janeiro (1,1%), Espírito Santo (0,7%) e Mato Grosso do Sul (0,5%).
Já entre os resultados negativos, apenas Distrito Federal (-3,5%) e Piauí (-1%) apresentaram queda no comparativo ano contra ano.
Imagem: Shutterstock