Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Se existe propósito, existe interesse!

Redação de Redação
18 de janeiro de 2017
no Artigos, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Como envolver e engajar equipes no propósito do seu negócio

 

Em continuidade ao tema lançado em meu último texto, sobre envolvimento e engajamento de clientes e colaboradores, vamos agora falar um pouco do ambiente da equipe.

Em um momento de tanta turbulência, deseja-se muito uma coisa: contar com alguém!

Da mesma que uma empresa espera contar com uma equipe comprometida, engajada e responsável, uma equipe também espera contar com uma empresa séria e responsável.

Já seria uma excelente notícia para qualquer empresa que está enfrentando um cenário “trabalhoso”, como o atual, o fato de poder contar com profissionais envolvidos e engajados, certo?

Pois é da mesma forma uma boa notícia para a equipe, saber que sua empresa preza por transparência, ética e responsabilidade, no que diz respeito à gestão do dia à dia.

Tendo esse objetivo em vista, o principal questionamento que surge é: como conquistar esse feito?

Eu te conto como alcançar esse objetivo. É preciso estar atento se você construiu alguns pilares básicos com a sua equipe.

Boa comunicação

Em termos de comunicação, quando dialogamos com as equipes é fundamental falar mais sobre “como“ se pretende alcançar algum objetivo ou “por que” se precisa que algo seja realizado. Pessoas precisam de objetivos claros e direcionamento.

Lembre ainda que será necessário alinhar o entendimento com o interlocutor, para se evitar desencontros e mal entendidos.

Fazer-se presente e disponível

Estar por perto quando as pessoas realizam o que foi pedido é como oferecer o apoio necessário para qualquer dúvida que surja. Não é necessário fiscalizar o trabalho, e sim acompanhar e se colocar à disposição para colaborar.

Um líder presente reforça sua posição ao mesmo tempo que inspira as pessoas para o melhor.

Equipes que realmente entendem o que precisa ser feito e por que cada ação é necessária, tendem a ser mais envolvidas e comprometidas com as tarefas. Para que isso aconteça, a liderança precisa também oferecer seu suporte e disponibilidade.

Existe uma diferença entre “estar envolvido” e “estar engajado”

Por exemplo, equipes podem naturalmente estar envolvidas no contexto e cotidiano de uma empresa, mas não necessariamente engajadas.

É como estar com o corpo, mas sem alma.

E isso é fácil de perceber por exemplo quando as pessoas fazem estritamente o necessário. Quando respondem somente ao que for comandado. Evitam a proatividade e não assumem responsabilidade pelos resultados. O discurso é do faço o que me mandam e não me meto onde não sou chamado!

É óbvio que em um contexto complexo como o atual, empresas com equipes que pensam e atuam desta forma, não vão muito longe.

Preocupar-se com a atração, capacitação e retenção de talentos

Os tempos mudaram e com ele, as empresas também precisam mudar. Oferecer bons ambientes de trabalho, respeito e um clima organizacional positivo estão deixando de ser diferenciais para se tornarem condições básicas de relacionamento profissional.

Da mesma forma, os profissionais que compõe uma equipe esperam adequação de suas expectativas às condições de trabalho que a empresa oferece.

Uma empresa não precisa “agradar” a todos, mas deve ser atraente o suficiente para buscar aqueles profissionais que farão a diferença. Após a atração, deverá oferecer a capacitação para que estes profissionais tenham condições de gerar resultados. E por fim, focar na retenção destes profissionais.

Um recurso interessante para envolver seus profissionais com a empresa é o compromisso social. E para isso, algumas perguntas podem dar forma a esta iniciativa, são elas:

Que tipos de candidatos optam por empresas que se comportam socialmente melhor?

São grandes as possibilidades de atrair pessoas naturalmente comprometidas. O que uma empresa ou marca pode fazer (e faz realmente) para tornar a sociedade na qual está inserida um lugar melhor?

Não é assistencialismo! É envolvimento real. É buscar formas de melhorar ambientes, colaborar com as pessoas, construir modelos sustentáveis, desenvolver convívios mais amistosos etc.

Tal ação faz com que os colaboradores estejam conectados com o lado mais humano de uma empresa.

É no envolvimento que se deve buscar o engajamento das equipes. Ter equipes envolvidas (o que já é algo muito bom) não é garantia de engajamento.

Para ser competitivo no atual mercado, é preciso mais. Engajamento é compromisso e interesse plenos. É clima de automotivação e de autocobrança. Sem extremos, mas com estabelecimento de padrões altos de performance.

Considere também que é neste engajamento da equipe que vamos construir a experiência positiva para o cliente e conquistar também sua lealdade.

Como foi dito, os tempos atuais são muito trabalho e esforço. Sendo assim, trabalhar em equipes envolvidas e engajadas, torna o esforço mais agradável e os resultados mais próximos.

Desenvolva os laços com sua equipe e entre os membros deste time. Desenvolva as pessoas e inspire elas para um ambiente de trabalho mais sustentável, prazeroso e recompensador.

Sucesso e muita paz!t

Postagem anterior

O básico do Digital. Estamos aplicando?

Próxima Postagem

“Um bom líder é um bom ouvinte”

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Próxima Postagem

“Um bom líder é um bom ouvinte”

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025
IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Visa lança empresa para impulsionar inovação em soluções digitais de movimentação financeira

Visa lança Visa Conecta com foco em inovação em soluções de movimentação financeira

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.