Com a volta às aulas, os pequenos e médios lojistas online (PMEs) já conseguiram faturar R$ 1,4 milhão com a venda de materiais escolares e itens relacionados, o que representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2023. Foram vendidos um total de 19,5 mil itens, sendo planners, agendas, calendários e cadernos os produtos mais procurados.
As informações foram coletadas pela plataforma de criação de lojas virtuais Nuvemshop e indicam que o ticket médio por compra foi de R$ 230. O meio de pagamento mais utilizado foi o cartão de crédito (45%), seguido pelo Pix (42,5%). Em relação à conversão, o Instagram foi a plataforma que mais gerou vendas para o e-commerce de papelarias (95%), seguido pelo Facebook (2,5%) e Youtube (1,5%).
“Nas primeiras duas semanas de janeiro, tivemos um aumento de 58% nas vendas e um crescimento exponencial na conversão de carrinho em vendas, de mais de 300%, em comparação com o mesmo período no ano passado”, afirma Marcela Moura, proprietária da Papelaria Concurseiros, uma PME online em Bragança Paulista, interior de São Paulo, que destaca ter percebido uma maior movimentação neste ano em comparação ao ano passado.
Dentre os estados brasileiros, o maior faturamento das papelarias é liderado por São Paulo, com um total de R$ 514 mil. Em segundo lugar vem Santa Catarina (R$ 378 mil) e Rio de Janeiro (R$ 117 mil), completando o top 3. Minas Gerais (R$ 110,5 mil) e Espírito Santo (R$ 65 mil) aparecem logo em seguida.
“Percebemos que os consumidores estão diversificando as compras: muitos garantem o básico das listas de materiais em lojas físicas e buscam a nossa loja online para comprar itens de desejo de papelaria e produtos diferenciados que oferecemos aqui. Apostamos muito na divulgação em redes sociais para mostrar os produtos e lançamentos e criar desejo no público”, conclui Marcela.
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