Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Gestão do conhecimento em meio à pandemia: desafios do porvir

Redação de Redação
18 de fevereiro de 2021
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Por: Maurício Pedro

A gestão do conhecimento está presente no meio organizacional há algumas décadas, porém nem sempre foi prioridade. Normalmente, há uma concorrência natural de projetos nas organizações e as temáticas acabam se misturando. Competições por recursos ocorrem até porque as empresas são organismos vivos e acabam reagindo ao meio para garantir a sua sobrevivência, principalmente em situações de crise.

Mas, afinal, o que mudou na gestão do conhecimento por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)? Em um primeiro momento, as empresas adotaram o home office e, com isso, os colaboradores que atuavam no meio corporativo acabaram levando “a empresa” para dentro de casa. Com isso, processos corporativos migraram para ambientes não corporativos, sem planejamento prévio e de maneira abrupta, o que gerou, por vezes, desconforto e estresse.

Usamos e abusamos da tecnologia, o que permitiu a integração e a democratização do espaço de aprendizagem e a produção de conhecimento, encurtando distâncias a partir de videoconferências e de sistemas de compartilhamento de documentos, associados a aplicativos de interação por voz e imagem, fazendo toda a diferença. De cara, trouxeram mais organização e agilidade. Há muito mais gente participando dos processos decisórios.

Nesse contexto, é fato que as atenções se voltaram para o papel da gestão do conhecimento. O momento da pandemia trouxe paradoxalmente uma perspectiva nova e positiva em relação ao conhecimento, à informação e ao aprendizado. Passamos a cultivar hábitos diferentes no trabalho a partir do uso de ferramentas de conferência que permitiram reuniões mais coletivas, além de uma participação efetiva na construção de ideias e de projetos.
O aspecto curioso é que a maioria dessas ferramentas, se não todas, já estava disponível, mas a pandemia serviu como uma alavanca do processo de transformação digital. As pessoas descobriram talentos adormecidos, como gosto pelo estudo e capacidade de autoconhecimento, e o isolamento social escancarou a capacidade humana de aprender de forma rápida.

E, neste momento, aumentam as possibilidades: áreas de treinamento e desenvolvimento têm oportunidade de planejar ações que tragam resultados eficientes para os colaboradores e para a empresa, uma vez que as pessoas estão motivadas e dispostas a aprender e a se desenvolver. Afinal, conhecimento é uma necessidade vital e os estímulos acontecem a todo tempo no meio em que estamos.

Desta forma, as educações corporativas das empresas e instituições públicas tiveram de acelerar o processo de transformação digital com o advento da pandemia. Elas precisaram promover ações de desenvolvimento de curta duração com métodos leves e que “trouxessem” ferramentas para que os profissionais pudessem rapidamente colocar em prática no seu dia a dia de trabalho e/ou de seus pequenos negócios. A transformação digital na educação corporativa já vinha acontecendo, mas a pandemia intensificou este processo.

Segundo Marisa Eboli, especialista em educação corporativa, o grande aprendizado da educação corporativa pós-pandemia é continuar olhando as estratégias do negócio e as competências individuais, sem deixar de considerar as necessidades das pessoas, do ponto de vista humano.

A gestão do conhecimento pressupõe, portanto, o aprendizado coletivo e colaborativo. A partir dela, é possível, por exemplo, desenvolver ações para manter a equipes engajadas e produtivas por meio de conversas remotas e virtuais, prevendo acolhimento, abertura ao diálogo, escuta ativa, orientação, ajudando a delinear ações de prospecção e manutenção dos clientes.

Ou seja, quanto mais novidades, novas tecnologias e novos conhecimentos, mais rica é a jornada do conhecimento que não tem fim em si, mas é um ciclo que realizamos para direcionar o nosso caminhar. As empresas não só estão nesse meio, como também precisam sobreviver a ele e nele. A partir de agora, o desafio para a gestão desse conhecimento irá aumentar. As empresas precisarão estar mais atentas e criar processos de guardar, reter e gerar conhecimento.

Maurício Pedro é gerente do atendimento corporativo do Senac São Paulo.

Postagem anterior

Varejo na bolsa de valores: e-commerce de moda Privalia protocola pedido de IPO

Próxima Postagem

Dona do Montana Grill inaugura espaço com três lojas e cozinha compartilhada em posto de gasolina

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Dona do Montana Grill inaugura espaço com três lojas e cozinha compartilhada em posto de gasolina

Dona do Montana Grill inaugura espaço com três lojas e cozinha compartilhada em posto de gasolina

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.