Na Europa, 41% da população trocou a marca de um produto por causa da embalagem. Para os europeus, existe um forte impacto na decisão de compra quando a embalagem não é reciclável. Os dados são de uma pesquisa apresentada pela The Association of Carton and Cartonboard Manufacturers (Pro Carton) na segunda edição do Pack Trends, promovido pelo Instituto de Embalagens, em Sumaré, interior de São Paulo, no dia 8 de fevereiro. Para o estudo, foram ouvidos mais de 5 mil consumidores da Alemanha, França, Itália, Espanha e do Reino Unido.
O consultor da Smithers Pira, Benjamin Trent, afirmou que a indústria global de embalagens movimentou US$ 1,2 trilhão em 2023 e deve crescer 3,6% no período de 2023 a 2028. “A Ásia-Pacífico responde por 40% desse total e a categoria de embalagens industriais e de transporte representa 43% das vendas globais”, afirmou Trent.
Segundo o consultor do Glass Packaging Institute, Bryan Vickers, 92% dos consumidores americanos preferem fabricantes que oferecem produtos em embalagens de vidro. A maior participação das garrafas de vidro é na categoria de bebidas, sendo que as cervejas respondem por 46%.
O evento
A segunda edição do Pack Trends apresentou tendências e inovações no mercado de embalagens para um público formado por profissionais da indústria de bens de consumo e do próprio setor. Foram debatidos temas relevantes sobre o futuro das embalagens e tendências para embalagens de vidro, consumo, papel cartão, masterbatches (composto plástico), cores e aditivos especiais. Entre os participantes, a conferência contou com palestrantes nacionais e internacionais.
A diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Camilo, apontou as tendências de embalagens para 2024. De acordo com ela, as marcas precisam ficar mais atentas às questões relacionadas a sustentabilidade, estilo, saúde, segurança e conveniência. O perfil dos consumidores muda de acordo com a idade e estilo de vida.
“A geração millenials pede mais diversidade, ou seja, bebidas novas, novos sabores e propostas de embalagens, o design tem que ser adequado para chamar a atenção deste público. Eles são mais solidários às causas em geral, como ao veganismo, por exemplo. A população idosa representa 11% da população do Brasil, tem poder de compra e necessidades especiais como alimentos e produtos de higiene pessoal, entre outros”, explicou a Assunta.
A diretora do instituto também refletiu sobre o papel do consumidor e das marcas em buscar embalagens de menor impacto ambiental “Sabonetes em barra, shampoo, linhas de papel recicláveis estão crescendo, mas tem coisas que precisamos questionar para não cair no greeenwashing. Sustentabilidade combina com verdade e honestidade. O consumidor tem que estar atento”, lembrou.
Visita guiada
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção da LyondellBasell, uma das maiores empresas do mundo nos setores de refino, químicos e plásticos. A empresa fabrica materiais e produtos essenciais inovadores para os desafios da vida moderna e melhora a segurança dos alimentos através de embalagens mais leves e flexíveis.
Os visitantes conheceram os processos de preparação de matéria-prima, micronização, inspeção laboratorial (Equipamentos), extrusão dupla rosca, Liberação, armazenagem e expedição de produto acabado etc.
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