Carnaval registra aumento de 78% no consumo de cerveja e de 48% na água mineral

O levantamento foi baseado nas buscas feitas aplicativo de descontos Lessy

A procura por cerveja (78%) e água mineral (48%) registra aumento durante o Carnaval, em uma comparação entre a primeira semana de janeiro e a primeira de fevereiro deste ano. Os dados foram apurados pelo aplicativo de descontos Lessy, com base nas buscas feitas por seus clientes. Isso evidencia um afastamento dos consumidores de produtos mais saudáveis com a chegada do Carnaval, migrando para itens relacionados à festividade.

De acordo com o levantamento, além do crescimento na busca por descontos em cerveja e água mineral no Carnaval, os consumidores brasileiros também optaram pela praticidade durante os dias de folia. A procura por alimentos congelados subiu 46%, enquanto os itens com sorvete também registraram aumento (44%). Já os ovos apontaram um crescimento de 41% nas buscas.

“Embora possa não ser a opção mais saudável após as festas de fim de ano, faz sentido que as pessoas decidissem estocar cerveja antes de começar a maior festa do mundo, já que esse item, em particular, costuma ser vendido nas ruas por um preço mais alto. O mesmo aconteceu com a água mineral, já que o valor é mais barato nos supermercados, além de  ser muito recomendada neste período de altas temperaturas”, afirma Mathias Ferraz, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lessy no Brasil

Faturamento

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetou uma movimentação de R$ 9 bilhões no Carnaval deste ano, 10% a mais do que no ano passado, sendo esta a primeira vez que os gastos devem superar os níveis pré-covid.

Dados da Rede Itaú apontaram um crescimento de 13% no faturamento dos comércios durante a data. “Mesmo que as pessoas tenham ficado em casa para aproveitar a folga do trabalho ou fugido da loucura da cidade para passar alguns dias relaxantes no litoral, todos estavam em busca de boas ofertas nos supermercados locais, antes e depois do feriado”, acrescenta Mathias.

Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela Question Pro mostra que 44% da população pretendia aproveitar o Carnaval deste ano, em comparação com 37% em 2023. Além disso, sete em cada dez brasileiros também planejaram gastar mais durante o feriado, inclusive com alimentos (83%), bebidas não alcoólicas (62%) e bebidas alcoólicas (51%).

Pandemia de covid-19

Esta foi a segunda edição do Carnaval em que a situação sanitária já estava totalmente normalizada, após a pandemia de covid-19 que começou em 2020. A expectativa era de recorde de público, aumento do turismo e impulso econômico, devido ao clima quente e favorável às festividades que ocorrem nas ruas, como os desfiles e os bloquinhos.

No entanto, no estado do Rio de Janeiro, o governo declarou emergência sanitária em resposta a um aumento nos casos de dengue, uma semana antes do início oficial da comemoração.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist