Desenhos animados, filmes e personagens ganham cada vez mais o coração do público infantil, que passa a consumir também produtos que tenham a temática do personagem preferido. De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) 80% dos produtos licenciados são desenvolvidos para as crianças, além de um item ter 20% a mais de chances de venda em relação ao mesmo item sem caracterização do personagem. Em 2018, as licenças renderam R$ 18 bilhões para o varejo.
Por essa razão, empresas dos mais variados segmentos apostam na compra de licenças dessas animações. Produtos com personagens infantis chamam bastante atenção na gôndola e geram uma identificação quase imediata da criança com seus personagens favoritos. Além disso, para produtos de higiene bucal, produtos licenciados se tornam ainda mais relevantes, funcionando como um incentivo para a criação deste hábito desde a infância. Sabendo disso, a GUM, a marca mais inovadora de cuidado bucal do Brasil, aposta em diferentes personagens para sua linha infantil, contando com licenças fortes como Elena de Avalor, Procurando Dory e A Guarda do Leão, todas de animações da Disney.
No ano passado, a marca lançou os géis dentais dos três personagens, completando sua linha de cuidado bucal infantil, que conta com escova, gel dental e flosser (fio dental com haste), que torna a limpeza interdental infantil muito mais fácil. Neste ano, as vendas dos produtos licenciados da marca cresceram mais de 50%, em relação a 2017.
Por isso, O presidente da Sunstar Brasil, empresa que detém a marca GUM, Luiz Augusto Tavares, informa que a empresa vai continuar unindo qualidade e inovação ao licenciamento na linha infantil, atendendo a demanda dos consumidores. “A nossa escova Light, por exemplo, é a única no mercado que pisca durante 60 segundos, o tempo recomendado por dentistas para uma escovação eficaz e tem licenças das três animações da Disney”, explica.
Para 2019 a estratégia da marca é trazer mais produtos licenciados para o Brasil, sempre apostando em personagens que são sucesso entre o público infantil. O executivo prevê a chegada de, pelo menos, mais duas licenças para os produtos infantis no primeiro semestre do ano.