Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do varejo não está no varejo

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
18 de março de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
O futuro do varejo não está no varejo

Quão impressionado você ficaria ao saber que na apresentação dos resultados de 2021 o Walmart Global, a maior varejista do mundo, disse com todas as letras que seu principal vetor de crescimento nos próximos anos não será no varejo?

O Walmart não está sozinho nesse discurso. Juntam-se a ele Amazon, Target, Alibaba, Sonae, Magalu, Mercado Livre, entre muitos outros. Esse é um movimento que está sendo ensaiado e estruturado por todos os grandes varejistas globais há pelo menos 10 anos, mas que tem ganhado força nos últimos cinco e que foi ainda mais acelerado pela pandemia.

O core business do varejo sempre foi comprar e vender bem, conhecer o cliente e ter acesso a ele (antigamente por meio das lojas e hoje também pelos canais digitais). A visão atual dos varejistas é que é preciso explorar esses ativos construídos para ganhar espaço além do seu mercado tradicional.

Nessa divulgação de resultados que mencionei, o Walmart expôs amplamente que sua estratégia de crescimento será usar as suas mais de 5.200 lojas nos Estados Unidos, seus canais digitais e seu alcance para alavancar negócios para fora do varejo em áreas como publicidade, serviços, saúde, financeiro, logística, tecnologia, entre outras.

O atual ecossistema (abaixo) que foi criado pela empresa dá a dimensão dessa movimentação e ambição da empresa. Definitivamente não podemos mais dizer que o Walmart é apenas um varejista. Ele se tornou muito mais do que isso.

O futuro do varejo não está no varejo

Uma das grandes apostas da empresa é na área da saúde. Ela já atua no segmento há anos por meio das suas mini clínicas dentro das lojas que processam/vendem mais de 400 milhões de receitas médicas ao ano. Em 2020 o Walmart deu mais um passo e inaugurou os Walmart Heath Centers em diversas cidades. São clínicas médicas completas (algumas separadas da loja) que oferecem consultas médicas, odontologia, optometria, exames, raio-x, imunização, etc.

Talvez uma das inspirações para a construção desse ecossistema seja a Amazon, que desde sua fundação desenvolve uma robusta plataforma de tecnologia, serviços e infraestrutura que inicialmente foi concebida para uso próprio, mas com o passar dos anos passou a ser utilizada principalmente como fonte de receita por meio da prestação de serviços para terceiros.

O futuro do varejo não está no varejo

Notem na figura abaixo a evolução de cada fonte de receita para a Amazon. Em 2020 a empresa já tinha mais da metade do seu faturamento vinda de prestação de serviços e venda de tecnologia para outras empresas. Se considerarmos a contribuição no lucro de cada uma dessas fontes, a participação dos serviços é ainda maior.

É muito difícil classificar o que a Amazon é: ela é a maior varejista do mundo em valor de mercado, mas também uma empresa de tecnologia, de serviços, de logística, de conteúdo, de serviços financeiros, de hardware, etc.

O impacto dessa diversificação de negócios fica ainda mais evidente ao analisarmos a margem de lucro da empresa nos últimos anos. Enquanto seu maior concorrente, o Walmart, deixa na última linha algo na casa de 4% de lucro, a Amazon consegue entregar uma margem de lucro 50% a 100% maior, sinalizando que eles realmente jogam um jogo diferente do varejo tradicional e, que por consequência, pensam diferente e conseguem um poder de fogo difícil de ser combatido com as armas tradicionais do varejo.

O futuro do varejo não está no varejo

O contrário também é verdadeiro. As empresas de “fora do varejo” e principalmente os nativos digitais começam a ampliar a sua oferta de produtos e serviços e passam a entrar no varejo. A concorrência foi exponencializada, não é óbvia e vem de todos os lados. Apenas como exemplo, um dos principais concorrentes dos varejistas de hiper e supermercados atualmente no Brasil não são apenas outros supermercados tradicionais abrindo na sua área de influência, mas sim os grande ecossistemas e nativos digitais como Magalu, MeLi, iFood, Rappi, Daki, Shopper, etc. que passaram a operar nesse segmento.

O futuro do varejo não está no varejo

O que podemos esperar do futuro é um ambiente de consumo e varejo ainda mais dinâmicos com uma nova configuração de modelo de negócio para as empresas, buscando novas formas de explorar seus ativos, bem como um exponencial crescimento da complexidade, da competição e das oportunidades de negócios.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
Imagens: Shutterstock e Reprodução

Postagem anterior

Consumidores pretendem reduzir gastos com alimentação fora do lar

Próxima Postagem

Loja Integrada lança meio de pagamento para pequenas e médias empresas

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nove em cada dez brasileiros fazem compras ou pagamentos online

Loja Integrada lança meio de pagamento para pequenas e médias empresas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.