Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Como utilizar dados para impulsionar as vendas no varejo

Business Intelligence (BI) vem ganhando espaço por captar e estruturar dados para tomadas de decisões mais assertivas

Larissa Féria de Larissa Féria
18 de abril de 2022
no Destaque do dia, Entrevistas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Como utilizar dados para impulsionar as vendas no varejo

O uso de novas tecnologias para identificar diversos pontos do negócio e tomar decisões mais assertivas pode alavancar as vendas no varejo. Uma das novidades que vem ganhando espaço é o Business Intelligence (BI), processo que utiliza diversas tecnologias de captação e estruturação de dados  para fornecer informações sobre as decisões já tomadas e as que ainda serão nos diversos segmentos da empresa.

“Destaco sempre a questão do passado, pois, para o dono do negócio, para o gestor, a pergunta do milhão é ‘o que eu devo fazer no futuro para atingir os objetivos A, B e C?’ Na verdade, antes desta pergunta é fundamental responder com propriedade a outra pergunta: o que exatamente eu fiz no passado?”, explica Gabriel Queiroz, sócio e fundador da BBI Solutions.

Como utilizar dados para impulsionar as vendas no varejo
Gabriel Queiroz, sócio e fundador da BBI Solutions

Como exemplo, ele afirma ser possível obter informações extremamente detalhadas de todos os investimentos em marketing e seus resultados no aspecto de métricas e anexá-los aos resultados do negócio, como vendas, demanda, pedidos etc. A partir disso, por meio de Inteligência Artificial, traçar milhares de análises e simulações que vão indicar que para vender mais um determinado produto, se deve anunciar nos canais X, Y e Z com a intensidade 1, 2 e 3.

“É uma revolução. Saímos do achismo para uma probabilidade muito alta de se obter os resultados pretendidos. As empresas precisam construir e implementar isso. Quem ainda não o fez já está atrasado e vai continuar a gastar mais do que deveria ou ter um retorno do investimento menor do que deveria”, afirma.

Dados coletados

Entre as informações que podem ser utilizadas pelo BI, Queiroz cita os comentários e as reações a um post, a quantidade de pessoas que entram na loja e o tempo que elas ficam lá dentro, a previsão do tempo ou a cotação do dólar.

“Tudo pode virar linhas e colunas de dados e, com isso, alimentar um modelo para melhorar os seus KPIs. Por isso que eu digo que é fundamental o uso de tecnologia. É humanamente impossível uma pessoa capturar tais informações e ‘jogá-las’ em uma planilha de Excel.”

Segundo Queiroz, como as empresas que atuam com BI possuem estrutura pronta, a tecnologia também é acessível a pequenas e médias empresas.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

As mutações estratégicas de Ambev, Vivo e Porto para Ecossistemas de Negócios

Próxima Postagem

Citi inicia conversas para vender seu banco de varejo no México

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações
Economia

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Citi inicia conversas para vender seu banco de varejo no México

Citi inicia conversas para vender seu banco de varejo no México

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.