Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vai mudar, como vai ficar e o que fazer?

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
18 de maio de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Mundo pós-coronavírus

O novo normal já virou carne de vaca. Dez entre dez lives têm em algum momento essa expressão. E com razão, pois só os muito desconectados, para não dizer alienados, podem ainda imaginar que as mudanças que estamos percebendo no meio da pandemia não precipitarão transformações estruturais e estratégicas que alterarão de forma radical o comportamento do consumidor, do mercado, da economia e da sociedade.

Definitivamente pouco, muito pouco, será exatamente como antes.

Mas também não é possível assumir em caráter lapidar como será, pois avaliações feitas em meio a um processo de impiedosa “chacoalhada” como as que temos vivido afetam a capacidade, objetividade e dimensão das análises que possam ser feitas. E o discernimento para separar o que será estrutural e o que será passageiro fica comprometido.

Para todos aqueles que pregavam o consumo mais consciente, ponderado e racional, as filas de mais de um quilômetro na reabertura da Zara, na França, ou a grande afluência na reabertura na China, mostram que esqueceram de combinar com os consumidores sobre esse novo emergente comportamento.

Vai mudar muita coisa sim e análises sobre o que vai mudar, quanto, por quanto tempo e que dimensão e direção são fundamentais para repensar a realidade emergente. E quem tem um mínimo de bom senso deveria, ao mesmo tempo em que tenta sobreviver no meio do caos instaurado, reduzindo custos, repensando toda a operação, contraindo em busca do reequilíbrio possível, também dedicar tempo e atenção para repensar a realidade emergente pós-Covid e como seus negócios e atividades deverão ser reposicionados.

Não é uma opção de um ou outro. É um e outro, pois na retomada, ainda que reconhecido que será gradual e cautelosa, as atitudes, os comportamentos, as expectativas e os desejos já virão vestidos dentro dos novos padrões.

Como ignorar que o fluxo de consumidores irá se alterar muito por conta da institucionalização e disseminação do home office?

Como desprezar que a aceleração do crescimento do uso do e-commerce pelos omniconsumidores pressionará ainda mais as margens do varejo e reduzirá o acesso às lojas, centros de compras e shoppings para compra de produtos?

Como não considerar que a polarização entre valor, digital e experiência se tornará ainda mais relevante?

Como não avaliar o impacto que a aceleração do uso do delivery impactará para sempre os negócios de alimentação fora do lar?

Como não avaliar quais serão os impactos nos negócios do comportamento muito mais cauteloso do consumidor com respeito à origem e movimentação de alimentos?

Como não repensar que para uma parte das mais relevantes da população o tal comportamento mais pragmático de consumo será elemento mais presente em seu comportamento?

Podemos não ter e, ainda não temos, a medida precisa desses e de muitos outros elementos impactando o mercado futuro, que é cada vez mais presente, mas a ausência da medida precisa não deveria postergar a avaliação de caminhos alternativos e o repensar dos negócios o mais rápido possível.

E, como sempre, os mais ágeis e visionários saltarão à frente no mercado reconfigurado com propostas mais alinhadas com o tal “novo normal”.

Ao mesmo tempo em que nos adaptamos como é possível ao quadro atual, devemos repensar e reposicionar negócios, produtos, canais, serviços, experiências, estrutura, processos, cultura e atitude para o que está batendo à nossa porta.

Gostemos ou não, não temos a opção, do pare o mundo que eu quero descer. É transformar para viver.

Enquanto isso…

Naquele país ao sul do Equador, o mesmo em que em algum momento acreditou-se que Deus era um local, continuamos batendo cabeça com a falta de líderes que ajudem a minorar os problemas e não piorar o que já era muito ruim.

Tudo indica que Deus abriu mão de sua pretensa cidadania e que caberá aos líderes empresariais assumirem maior responsabilidade, para além da geração de emprego, renda e lucro para equilibrar a desestruturada relação entre os três poderes constitucionais na esfera federal, a mais desequilibrada, e também nos âmbitos estadual e municipal.

Não dá para continuar assistindo e só debatendo sobre consequências da pandemia intelectual e desgoverno num momento tão dramático para o país.

A ninguém que represente alguma forma de liderança empresarial é dado o direito de se omitir nesse momento tão dramático de nossa história.

Vai passar, é verdade, mas depende muito de nós o tamanho do estrago que vamos deixar para as próximas gerações resolverem.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Consumidores passam a comprar mais online após a pandemia

Próxima Postagem

Farmácias lideram ranking de multas por preços abusivos

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
varejo farmacêutico

Farmácias lideram ranking de multas por preços abusivos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.