Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Narcisismo corporativo: a epidemia das lideranças brasileiras

Bruno Busquet de Bruno Busquet
18 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Narcisismo corporativo: a epidemia das lideranças brasileiras

Você já se perguntou quem mais destrói uma empresa, o vaidoso ou o incompetente? Por que o ego inflado e o comportamento egocêntrico parecem ser tão comuns em cargos de liderança? Por que tantos líderes de empresas são narcisistas?

Infelizmente, a resposta é bastante simples: o narcisismo está em ascensão nas empresas brasileiras, e é uma epidemia silenciosa que está destruindo a liderança e minando a produtividade em todo o mundo corporativo.

Então, vamos aqui separar em três partes:

Parte 1: A Epidemia

O narcisismo é um distúrbio de personalidade que se caracteriza por um comportamento egocêntrico, falta de empatia, vaidade e busca constante por elogios e admiração. Em um ambiente corporativo, o narcisismo pode levar a comportamentos tóxicos, como bullying, manipulação, desrespeito e até mesmo sabotagem.

Infelizmente, muitos líderes narcisistas não percebem que têm um problema. Eles acreditam que seu comportamento egocêntrico é uma característica positiva que os ajuda a alcançar o sucesso. Na realidade, o narcisismo é um traço de personalidade altamente destrutivo, que pode levar a resultados desastrosos para empresas e organizações.

Parte 2: As consequências devastadoras

As consequências do narcisismo nas empresas podem ser extremamente graves. Líderes narcisistas, muitas vezes, têm dificuldade em trabalhar em equipe e colaborar. Eles tendem a ver os outros como ameaças ou ferramentas para seus próprios objetivos, em vez de indivíduos com necessidades e perspectivas próprias.

Isso pode levar a uma série de problemas, incluindo:

  • Baixa moral da equipe: líderes narcisistas, muitas vezes, tratam seus funcionários com falta de respeito e desprezo. Eles não valorizam a opinião dos outros e não têm empatia pelo seus funcionários, deixando a equipe desmotivada e insatisfeita.
  • Turnover elevado: funcionários que são tratados com desrespeito e não se sentem valorizados tendem a sair de seus empregos com mais frequência, elevando o índice de rotatividade, o que pode ser caro e prejudicial para a empresa.
  • Baixa produtividade: líderes narcisistas criam um ambiente de trabalho tóxico, que inibe a criatividade e a inovação, e tendem a impor seus próprios pontos de vista, em vez de incentivar a colaboração e o pensamento crítico. Isso pode levar a baixos níveis de produtividade e atrasar o progresso da empresa.
  • Falta de confiança: líderes narcisistas, muitas vezes, são vistos como manipuladores e egoístas pelos seus funcionários. Isso gera falta de confiança na liderança e pode prejudicar o desempenho geral da empresa.

Parte 3: Soluções de curto, médio e longo prazo

É crucial que as empresas adotem soluções para lidar com a liderança narcisista em suas organizações.

Soluções de curto prazo:

  • Treinamento em habilidades interpessoais: os líderes narcisistas podem se beneficiar de treinamentos em habilidades interpessoais, como comunicação, empatia e resolução de conflitos. Isso pode ajudá-los a desenvolver uma melhor compreensão das necessidades e perspectivas dos membros da equipe e a melhorarem a comunicação.
  • Monitoramento: as empresas podem monitorar a conduta dos líderes narcisistas e fornecer feedback regular. Essa ação ajuda a reduzir comportamentos tóxicos e garantir que os líderes estejam cumprindo suas responsabilidades de forma adequada.
  • Políticas claras: as empresas devem ter políticas claras e diretrizes para lidar com comportamentos tóxicos e abusivos, incluindo liderança narcisista. Os funcionários devem ser incentivados a relatar comportamentos inadequados e as políticas devem ser aplicadas de forma consistente.

Soluções de médio prazo:

  • Identificação precoce: as empresas podem implementar processos de seleção e avaliação de liderança que visem identificar candidatos com comportamentos narcisistas. A medida ajuda a evitar a promoção de líderes com esses comportamentos e permite identificar precocemente profissionais que precisem de treinamento.
  • Mentoria de liderança: os líderes narcisistas podem se beneficiar da mentoria de liderança, para ajudá-los a identificar e trabalhar em áreas problemáticas, como empatia e resolução de conflitos. A mentoria pode aumentar a conscientização e mudar comportamentos inadequados.
  • Avaliações 360 graus: as avaliações 360 graus podem ser uma ferramenta útil para identificar comportamentos problemáticos dos líderes. Essas avaliações permitem que os funcionários forneçam feedback anônimo sobre a liderança, permitindo que a empresa identifique gestores com comportamentos inadequados e tome medidas para corrigi-los.

Soluções de longo prazo:

  • Cultura organizacional saudável: as empresas podem trabalhar para criar uma cultura organizacional saudável que desencoraje comportamentos tóxicos, incluindo liderança narcisista. Para isso, deve haver estabelecimentos claros de valores organizacionais claros e o fornecimento de treinamento em habilidades interpessoais para todos os funcionários.
  • Liderança transformacional: as empresas podem trabalhar para promover a liderança transformacional, que se concentra em inspirar e motivar os membros da equipe em criar um ambiente de trabalho positivo e saudável. Isso pode envolver a identificação e promoção de líderes que demonstrem qualidades como empatia, colaboração e resolução de conflitos.
  • Responsabilidade corporativa: incluir a adoção de políticas de diversidade e inclusão, a criação de espaços de diálogo e as participação dos funcionários nas decisões da organização.

E agora?

Chamo você para refletir sobre as três partes e debater, propositivamente, com seus líderes e liderados em busca de soluções adaptáveis aos níveis corporativos do seu ambiente construindo ações colaborativas e evolutivas, pois a liderança narcisista é um problema grave nas empresas e organizações brasileiras.

Lembre-se que as empresas têm um papel fundamental na sociedade. E se você é parte dela, também deve se responsabilizar por seus impactos no meio ambiente e na sociedade como um todo.

#ProvoqueSe.

Bruno Busquet é presidente da Associação Brasileira de Marketing no Varejo (Popai Brasil) e VP de consultoria Estratégica na Agência Global 3AW.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo. 
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Brasileiros gastam 25% a mais em presentes do Dia das Mães comprados no e-commerce

Próxima Postagem

Como manter uma rede de lojas saudável?

Bruno Busquet

Bruno Busquet

Bruno Busquet é presidente da Associação Brasileira de Marketing no Varejo (Popai Brasil) e vice-presidente de consultoria Estratégica na Agência Global 3AW. É gestor com mais de 10 anos de atuação em empresas multinacionais líderes de mercado e tem expertise em áreas como marketing, vendas, trade marketing, inovação, relações, tecnologia e gestão empresarial. É palestrante e criador da metodologia Xª, focada em mapear a jornada do cliente e promover a entrega de valor com assertividade.

Relacionados Posts

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair
Varejo

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar
Economia

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil
Economia

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como manter uma rede de lojas saudável?

Como manter uma rede de lojas saudável?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Serviços crescem 0,3% em março, na segunda alta seguida

Serviços crescem 0,3% em março, na segunda alta seguida

14 de maio de 2025
Meu INSS envia alerta sobre descontos ilegais na aposentadoria; saiba como verificar

Meu INSS envia alerta sobre descontos ilegais na aposentadoria; saiba como verificar

14 de maio de 2025
Microsoft planeja novas demissões em maio, desta vez focados em gerentes e não programadores

Microsoft faz demissão de 6 mil funcionários em nova reestruturação; brasileiros foram afetados

14 de maio de 2025
Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

Família fundadora da Tok&Stok retira oferta de aquisição da Mobly

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.