Executivos brasileiros de e-commerce veem o uso da IA como um alto investimento

A pesquisa foi realizada com mais de 200 profissionais de comércio eletrônico

Quase metade (43%) dos executivos brasileiros de comércio eletrônico acha que a Inteligência Artificial é “muito cara”. A afirmação é citada como o principal motivo para não usar ferramentas de IA para impulsionar o crescimento dos negócios, de acordo com a última pesquisa da Yandex Ads.

Ao mesmo tempo, um quarto (25,6%) dos entrevistados diz que usaria a IA para “otimizar o Roas (Return on Ad Spend) para o tráfego gerado”, e outro quarto (24,6%) revelar que usaria a mesma tecnologia para “prever tendências de vendas”, se a tecnologia fosse mais acessível.

A pesquisa foi realizada com mais de 200 profissionais de comércio eletrônico no Brasil, divididos igualmente entre homens e mulheres com idades entre 18 e 65 anos.

Preocupação com o mercado

A pesquisa também aborda as maiores preocupações e os desafios dos profissionais brasileiros de comércio eletrônico no mercado, suas métricas mais importantes para o sucesso e o que eles gostariam de expandir no futuro.

Quando questionados sobre sua maior preocupação com o trabalho no presente e num futuro próximo, a maior proporção (34,3%) dos executivos citou “turbulência geopolítica e econômica, o que dificulta o planejamento de longo prazo”, seguida por “mudanças tecnológicas instantâneas” (31,4%). Preocupações menos populares, mas ainda significativas, citadas pelos entrevistados foram “estagnação dos negócios” (17,4%) e “dificuldade de adaptação e integração das tecnologias atuais” (15,9%).

O aumento dos custos e a redução dos orçamentos também pesam na mente dos profissionais de comércio eletrônico quando se trata de limitações de crescimento. A maioria dos entrevistados (34,8%) cita um “aumento no custo de aquisição em marketing digital” como o principal obstáculo que os impede de expandir seus negócios e demonstrar crescimento contínuo. Além disso, quase metade (43%) de todos os entrevistados afirma que os “limites orçamentários” são os “principais desafios na execução do marketing digital”.

Quando se trata de quais estratégias estão funcionando para os profissionais brasileiros de comércio eletrônico no momento, 68,6% escolhem a mídia social para impulsionar o crescimento. Já 35,7% dos profissionais de marketing têm “três ou mais” plataformas pagas em seu mix de marketing atual, em comparação com 33,8%, que têm duas, e 30,4%, que têm uma.

Imagem: Shutterstock

Redação

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