Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Cinco tendências do varejo que vão perdurar no pós-pandemia

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
18 de agosto de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Cinco tendências do varejo que vão perdurar no pós-pandemia

Durante a pandemia, o varejo presenciou um cenário de demandas despencando e de portas fechadas em datas importantes para as vendas. Mesmo a intensa digitalização e os recordes registrados no e-commerce não foram suficientes para a recuperação plena do setor – embora o varejo brasileiro tenha crescido 1,2% em 2020 de acordo com o IBGE, foi o pior resultado dos quatro anos anteriores.

Varejistas de praticamente todos os tamanhos e segmentos tiveram de se adaptar e buscar opções para os desafios da crise. Não apenas eles, mas os consumidores também adquiriram novos hábitos e preferências – só não estava tão claro até que ponto e por quanto tempo eles iriam durar.

Com o avanço da vacinação e com alguns países já voltando a uma certa normalidade, é possível ter uma ideia mais clara do que o setor deve esperar nos próximos meses. Um recente estudo do BCG nos Estados Unidos fez um esforço nesse sentido e identificou as cinco tendências mais fortes para o varejo que devem perdurar mesmo com o fim da pandemia.

  1. A permanência do home office em diversos setores criou novas maneiras de se trabalhar e mudou a relação do consumidor com o seu entorno. Por isso, o varejo pode esperar clientes gastando mais tempo (e dinheiro) em atividades domésticas ou nos comércios próximos de suas casas.
  2. Com mais confiança dos consumidores em sair de casa e com a demanda reprimida acumulada durante as restrições, as compras tendem a aumentar com a melhora dos indicadores da pandemia. Porém, essa recuperação acontece em níveis e velocidades diferentes, a depender do segmento.
  3. O e-commerce cresceu muito em 2020 e vai continuar expandindo em níveis altos nos próximos anos, mesmo que as lojas físicas já estejam seguras e livres de restrições. As plataformas digitais se desenvolveram durante a crise e agora fazem um melhor atendimento de seus clientes. Há também uma leva de consumidores que chegou a esses canais por necessidade e que, por ter uma boa experiência, perdeu o medo da compra online e deve manter o hábito.
  4. A categoria de saúde e bem-estar entrou em evidência durante a pandemia. Os consumidores reconheceram a importância e o valor desses itens, portanto as vendas deles permanecerão altas mesmo anos após a pandemia. E em patamares superiores aos registrados antes dela.
  5. Parte da população está migrando das grandes cidades e metrópoles para áreas menos povoadas e mais afastadas. É um fator que obriga varejistas a reverem suas operações e analisar mais atentamente o comportamento desses clientes – como chegar aos consumidores dessas novas regiões? E como alcançar clientes que se mudaram e agora estão mais longe da sua loja?

É importante que os varejistas se atentem ao cenário em que estão inseridos e entendam que ele demanda novas habilidades. Analisar dados mais atentamente é uma delas, pois dá a capacidade de entender a mudança de comportamento do consumidor, seus novos desejos e necessidades e até enxergar oportunidades para atingir perfis que antes não estavam mapeados.

A partir dessa análise, é possível gerar valor de formas diferentes, criando uma experiência mais cômoda e intuitiva para o cliente, como um e-commerce responsivo e eficiente na operação online ou uma experiência mais segura e inovadora na loja física. É preciso, no entanto, manter a cautela e a gestão dos gastos na ponta do lápis (ou do sistema de gestão), pois já ficou provado – mais de uma vez – que o retorno à normalidade pode ser mais imprevisível do que parece.

Fernando Lunardini, diretor-executivo e sócio do Boston Consulting Group.
Imagem: Envato

Postagem anterior

Inovação impulsiona varejistas de crescimento mais rápido em 2020

Próxima Postagem

Pizza de transformação digital saindo do forno! Você já pediu a sua?

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pizza de transformação digital saindo do forno! Você já pediu a sua?

Pizza de transformação digital saindo do forno! Você já pediu a sua?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.