Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Share of life: você já faz parte da vida do consumidor?

Caroline Bittencourt de Caroline Bittencourt
18 de agosto de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Share of life: você já faz parte da vida do consumidor?

Provavelmente você já ouviu falar sobre share of market, share of wallet, mas e share of life?

O próximo grande objetivo do varejo não é apenas encontrar mais espaço no mercado, ou garantir mais uma fatia do investimento do consumidor, será de fato, ampliar o seu envolvimento com a sua vida cotidiana. Esse conceito foi lançado pela Kantar, consultoria inglesa de pesquisa de mercado, e que fez todo sentido para o momento atual das marcas, especialmente as do varejo. Com essa visão de share of life as marcas passam a ter o mindset de aprofundar seu relacionamento e criar laços com os consumidores.

A diversificação de formatos de negócios tem sido uma boa resposta para ocupar espaços mais significativos na jornada do consumidor que está cada vez mais fragmentada. Em vez de simplesmente vender produtos ou serviços, as empresas buscam se integrar de forma mais significativa na vida dos clientes, passando a fazer parte do seu cotidiano, seja lá onde ele estiver. Ao diversificar os formatos de negócios, as empresas podem oferecer um leque maior de soluções, através de experiências e conveniências que, na última linha, garante resultados.

A diversificação de formatos pode ser uma estratégia particularmente interessante e eficaz para empresas que operam em setores altamente competitivos, onde a diferenciação entre produtos e serviços pode ser difícil. Ao oferecer uma gama mais ampla de soluções, as marcas se destacam da concorrência e estabelecem uma conexão mais profunda com os consumidores e isso traz um resultado adicional: fidelização e engajamento. Para as empresas, além disso, essa expansão de modelos permite que seja reduzida a dependência de uma única fonte de receita.

Um exemplo prático: Uma marca que atua num formato tradicional do varejo como o alimentar, desdobra o formato original de supermercados em formatos menores, como mercados de bairro, conveniência, minimercados para condomínios, lojas containers e muitos outros. Foi exatamente isso que o Carrefour fez esse ano com o nosso apoio. E ainda com o adicional de ter todos esses novos modelos operando no sistema de franquias.

A Nestlé também é um bom exemplo, só que dessa vez da indústria. Com o objetivo de gerar novas fontes de receita, participar de forma mais ativa dos diversos momentos da vida do consumidor e aproveitar de ativos importantes como algumas de suas marcas mais adoradas, criou operações de varejo como Nespresso, Cake Point para o Leite Moça e KitKat Chocolatory. Dessa forma a marca entra em outros momentos da jornada do consumidor de forma direta, não se reduzindo apenas à venda por meio de intermediários.

No entanto, vale lembrar que a diversificação de formatos também apresenta desafios. As empresas precisam garantir que cada nova oferta seja relevante para os consumidores, e que a diversificação não dilua a proposta de valor do seu negócio principal. Além disso, a diversificação pode também exigir investimentos em novas áreas, o que pode ser arriscado em mercados incertos.

O share of life também tem implicações para a estrutura organizacional da empresa. À medida que ela expande para novos negócios, cria novas estruturas para conseguir apoiar efetivamente a atuação em novos formatos. Muitas vezes, isso significa estruturas apartadas do negócio principal, e vai exigir contratação de funcionários, desenvolvimento de novas habilidades e a adaptação de processos internos para citar apenas alguns.

Nota: Nos dias 3 e 4 de outubro acontece o BConnected, maior evento de gestão de redes de negócios e franquias da América Latina, que vai debater com executivos da Nestlé e Carrefour suas experiências práticas para ocupar mais espaços na vida dos consumidores por meio da diversificação de formatos.

Caroline Bittencourt é sócia-diretora de Relacionamento e Experiência do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

A era dos ecossistemas de negócios no varejo

Próxima Postagem

Com Deborah Secco como sócia, franquia de brechós Peça Rara expande e chega a Florianópolis

Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt

Diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt, Caroline tem mais de 15 anos de atuação em marketing, pesquisa e conteúdo. É especiasta em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa -, análise de dados estratégicos, avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos, análise de tendências e comportamento de consumo. Atua, ainda, em pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Peça Rara

Com Deborah Secco como sócia, franquia de brechós Peça Rara expande e chega a Florianópolis

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.