Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Marcas brasileiras falam dos desafios da migração da indústria para o varejo

Redação de Redação
18 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Além de serem nacionais e estarem extremamente consolidadas nos segmentos em que atuam, as marcas Havaianas, Hering e Portobello têm outro aspecto em comum. Nos últimos anos, elas investiram fortemente no processo de migração da indústria para o varejo.

Em um painel realizado nesta sexta-feira (18) no Global Retail Show 2020, executivos dessas empresas falaram sobre os desafios dessa empreitada.

“Começamos a fazer a venda direta ao consumidor entre 2008 e 2009, antes mesmo de pensarmos em ter lojas-conceito”, lembra Fernanda Romano, diretora-executiva de marketing da Alpargatas, dona das Havaianas.  Recentemente, a empresa lançou também uma flagship virtual.

O sucesso da iniciativa não significou, no entanto, acomodação. “Até hoje, você entra em muitas lojas das Havaianas e não tem onde se sentar, porque o pensamento sempre foi o que de todo brasileiro tem um par em casa. Assim, ele sabe o próprio número e não precisa experimentar. Mas, a partir do momento em que a gente passou a vender também alpargatas, essa dinâmica precisa mudar”, diz Fernanda.

Ou seja: as lojas estão sempre sendo revistas para que sejam adequadas à experiência do usuário. Para a executiva, não se atentar a esse aspecto é a grande cilada em que a indústria que começa a atuar no varejo pode cair. “A indústria precisa entender esse consumidor.”

Consumidor ‘infiel’

A importância de entender a cabeça do cliente se tornou maior ainda nos últimos meses. “A pandemia resultou num grau de infidelidade maior do consumidor. Ele passou a ter acesso digital a outras marcas, então foi preciso trabalhar bem a experiência para definir os diferenciais competitivos da marca”, diz o CEO da Portobello, Mauro do Valle.

Criada há mais de 40 anos, atualmente a empresa tem lojas próprias e franqueadas. A unidade-modelo, em Florianópolis (SC), tem arquitetura acolhedora e preparada para facilitar a especificação dos produtos.  A ideia é evidenciar a autoridade que a empresa tem no ramo. “Essa experiência tem sido fundamental para manter a competitividade e acelerar o processo de inovação da companhia”, diz Valle.

A Cia Hering passou por esse processo há muitos anos, mas o head de omnicommerce Marcus Yamamoto também afirma que o desafio de não fazer os outros canais de vendas entrarem em conflito com as lojas da marca.

Para o diretor da Gouvêa Consulting, Alexandre Machado, é importante que as empresas entendam que a migração está relacionada a uma mudança cultural. Ele cita, ainda, a necessidade de se ter uma proposta de valor e um posicionamento claros, além de integrar canais e criar experiências realmente relevantes.

Ele também considera que a tendência veio para ficar. “Não é moda. No fim, a indústria está vendendo para o consumidor e é ele que determina, hoje, onde quer comprar. Então, a marca precisa estar em todos os lugares.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Varejistas devem encarar a pandemia como uma oportunidade, sugerem especialistas

Próxima Postagem

8 lições sobre o futuro do setor de eventos e entretenimento

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem
Eventos

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi
Economia

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa
Economia

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria
Tecnologia

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
8 lições sobre o futuro do setor de eventos e entretenimento

8 lições sobre o futuro do setor de eventos e entretenimento

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.