Seis em cada dez consumidores afirmam que os gastos com alimentação são os mais pesados do orçamento. Os dados são do estudo “Consumidor do Amanhã 2024”, realizado pela Mosaiclab e divulgado durante o Latam Retail Show, que começou no último dia 17 e segue até o dia 19. A Mercado&Consumo fará a cobertura completa do evento.
A pesquisa, conduzida com 2 mil brasileiros acima de 18 anos, das classes ABCD, mostra que, além da alimentação, contas de luz (50%) e água (34%) também são as despesas mais pesadas para o bolso.
“O cenário econômico atual tem um peso significativo nas decisões de consumo dos brasileiros. Com a inflação pressionando os preços de itens essenciais, como alimentos e energia, e o aumento das dívidas e taxas de juros, os consumidores estão mais focados em manter o básico”, ressalta Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab.
As pressões econômicas afetam todas as classes sociais, limitando a capacidade de consumo em outras áreas. Gastos com saúde têm um impacto mais significativo no orçamento das famílias de classes mais altas, sendo 44% na classe A e 35% na classe B, comparado a 33% da média geral.
O acúmulo de dívidas também contribui para maiores gastos: cerca de 21% dos respondentes dizem ter dificuldades com faturas de cartões de crédito e financiamentos, que se tornam impagáveis, agravadas pelas altas taxas de juros (18%).
“Mesmo nas classes mais altas, o impacto dos custos com saúde é evidente. O que vemos é uma busca por sobrevivência financeira, onde o consumo de produtos e serviços mais supérfluos fica em segundo plano”, ressalta Karen.
Crescimento dos marketplaces e aplicativos de delivery
O levantamento da Mosaiclab aponta que marketplaces e aplicativos de entrega estão em expansão, tornando-se os canais de compra mais desejados pelos brasileiros. A pesquisa revela que aplicativos como iFood e Rappi são usados por 43% dos consumidores, refletindo a crescente demanda por conveniência e agilidade nas compras.
Quatro em cada dez entrevistados acreditam que esses aplicativos continuarão presentes no futuro, destacando a importância da praticidade e da rapidez na experiência de compra.
Atacarejo
Em relação ao atacarejo, o estudo destaca que esse segmento também está em pleno crescimento, tornando-se uma opção de compra cada vez mais popular entre os brasileiros. Atualmente, 51% dos consumidores utilizam esse canal, e 40% acreditam que ele estará ainda mais presente nos próximos cinco anos.
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