Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O muito que vai mudar no varejo e consumo com o 5G

Momentum nº 935

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
18 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Apenas 7 capitais estão preparadas para receber o 5G, indica pesquisa

Já podemos falar no varejo pré e pós-5G. O 5G já está entre nós de forma incipiente, mas o seu maior impacto vai acontecer a partir de meados de 2022, quando estará presente nas principais cidades brasileiras com todo seu poder transformacional.

Os impactos no varejo brasileiro podem ser antecipados pelo que já acontece em quase 1.400 cidades do mundo, com predominância da Ásia, onde começou sua implantação, na Coreia do Sul, em 2019. Atualmente, a China lidera a corrida do 5G, com quase 350 cidades em operação.

No Brasil, a entrega de propostas para o leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será até o dia 27 de outubro e definição sai até 4 de novembro.

Com metas claras e ambiciosas de implantação para os próximos meses, o 5G se tornará realidade muito mais cedo do que muitos imaginavam, redesenhando muitos setores e atividades, da telemedicina às comunicações, passando pela agricultura, educação, mídia, pagamentos digitais, logística, transportes e, de forma marcante, pelos impactos no consumo e no varejo.

Em termos macroeconômicos, o governo estima um investimento, nos próximos 20 anos, de R$ 163 bilhões em telecomunicações com 5G.

Para efeito imediato serão perto de R$ 50 bilhões, entre valores a serem pagos pela outorga, de R$ 10,6 bilhões, e em tecnologia para implantação de curto prazo, de R$ 39,1 bilhões.

Mas tudo vai gravitar em torno das mudanças que serão precipitadas pelo impacto nos omniconsumidores-cidadãos 5G que vão emergir pela disseminação da oferta dessa tecnologia, ainda que ela esteja condicionada à velocidade de uso por acesso aos equipamentos que permitam sua utilização, o que demandará certo tempo.

Para executivos, empresários e profissionais das mais diversas áreas, é tempo de repensar sobre esses impactos e avaliar aspectos positivos e negativos em suas atividades.

Aspectos técnicos

Em termos apenas técnicos, a transformação ocorrerá pelo impacto em quatro aspectos importantes:

  • Aumento das taxas de transmissão: maior velocidade, pois o 5G promete ser de 50 a 100 vezes mais rápido do que o 4G, podendo chegar à velocidade de download de até 10 GB/segundo. Com isso, será possível baixar um filme inteiro em menos de 10 segundos, o que hoje leva até 10 minutos;
  • Baixa latência: tempo mínimo entre o estímulo e a resposta nas redes de telecomunicações;
  • Maior densidade de conexões avaliada pela quantidade de dispositivos conectados em uma mesma área;
  • Maior eficiência energética dos equipamentos, com benefícios na economia e sustentabilidade, já que estima-se que o 5G consuma 90% menos energia do que o 4G.

Em verdade, o 5G já está entre nós, pois foi lançado em julho de 2020 pela Claro e, posteriormente, por Vivo e Tim. E está disponível pela tecnologia DSS, que funciona como uma transição entre a quarta e a quinta geração da rede e permite a operação simultânea do 5G e 4G nas mesmas frequências.

Poder de transformação

O poder de transformação da implantação do 5G no âmbito do consumo e do varejo deve ser subdividido em quatro vetores principais: o primeiro, mais básico, envolve o mercado que será criado para acesso a celulares e os mais diversos equipamentos eletrônicos, especialmente tudo que envolverá o crescimento de mercado para uso do IoT (Internet das Coisas), com produtos que serão demandados com a tecnologia incorporada. Isso precipitará uma crescente obsolescência do que não esteja compatível com o 5G.

O segundo, sob o ponto de vista dos consumidores, envolve todos os recursos que poderão ser utilizados para ampliar e diferenciar a experiência, permitindo, por exemplo, que a Realidade Virtual ou Realidade Aumentada possa ser parte da experiência de escolha, compra e pagamento dos produtos pelo e-commerce ou lojas.

Da mesma forma que estimula e amplia o uso e as possibilidades das alternativas, como live commerce e live marketing, cria infinitas e relevantes possibilidades de exponenciar a dimensão da emoção nas transações comerciais nas mais diversas categorias de produtos.

Um exemplo dessas possibilidades foi apresentado de forma inédita no Latam Retail Show em 2018 e na Omnistory Ciclo Senna, quando os participantes puderam visitar um museu virtual em homenagem ao piloto, podendo “tocar” os produtos, comprar e pagar dentro do ambiente de realidade virtual, criando uma experiência imersiva única.

O terceiro envolve a ampliação dos ambientes comerciais multiplicando e diversificando os espaços, inclusive as próprias lojas, incluindo a criação e expansão de formatos que operem sem funcionários, facilitando e tornando mais conveniente a vida dos consumidores.

Muitos formatos inovadores sem funcionários surgiram na sua primeira geração, mas agora vão evoluir em seus conceitos, facilidades, conveniência e proximidade que o 5G vai proporcionar.

A quarta dimensão envolve as transformações que serão precipitadas na estratégia e gestão dos negócios, pela incorporação de ferramentas e recursos, que poderão tornar todo o processo mais eficiente, rápido e com melhor rentabilidade dos investimentos.

Tudo que temos visto e acompanhado na China, por exemplo, ligado ao monitoramento do comportamento dos segmentos, nichos e até a customização da oferta de produtos e serviços, exponenciado pela velocidade proporcionada pelo 5G, irá mudar radicalmente a forma como o varejo poderá atuar.

Ônus e bônus

Se é verdadeiro o potencial transformador positivo dos bônus da implantação do 5G nos negócios e na vida do consumo e do varejo, é preciso lembrar que também teremos os ônus relevantes que não podem ser minimizados.

Em primeiro lugar, os investimentos que serão requeridos para adaptar a realidade atual à emergente nos seus quatro principais vetores, sob pena de ser atropelado pela concorrência que irá se multiplicar e diversificar.

Como toda nova tecnologia sendo implantada, existe a exponenciação da concorrência pelo novos entrantes pure tech, que se tornam relevantes rapidamente e com acesso a recursos financeiros facilitados pelo apelo da tecnologia emergente. Vejam, por exemplo, como as fintechs estão tornando o ambiente financeiro muito mais competitivo.

Não deve ser esquecido também o potencial risco envolvido nas questões de cibersegurança pelo uso incorreto dos recursos potencializados pelo 5G e suas implicações nos temas ligados à confidencialidade e restrição de uso de dados.

Por outro lado, considerem toda a transformação que será requerida nos profissionais que estarão envolvidos com a tecnologia 5G e seus inúmeros recursos, alternativas e possibilidades que vão demandar adaptações e recursos relevantes e rápidos para incorporar o que haverá de positivo.

Ainda que o próprio 5G vá facilitar e acelerar muito as alternativas na educação e no treinamento, deverá haver muito foco e trabalho envolvendo as mudanças que precisarão ser feitas nos times das empresas para preparar, incorporar e usar os novos recursos que serão disponibilizados.

Não há dúvida de que podemos, de fato, separar o varejo e consumo pré e pós-5G pelo que se abre de perspectiva e, como tudo que envolve tecnologia e transformação digital, é tempo de mobilizar atenção e foco para antecipar movimentos que serão irreversíveis.

Afinal, faltam apenas nove meses – uma gestação – para que as principais cidades brasileiras tenham o 5G implantado em escala massificada com seus muitos bônus e alguns ônus.

Nota: O Ecossistema Gouvêa desenvolveu uma metodologia própria integrada e plural de revisão estratégica combinando suas competências ligadas à economia e às transformações estruturais, tecnológicas, comportamentais e de mercado, por categoria, canal e segmentos de consumo e geográfico, para apoiar negócios no repensar de suas atividades presentes e futuras.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Energy Brasil lança maquininha própria e mira inclusão de classes C e D

Próxima Postagem

Frete informado no fim da compra online é principal motivo de desistência do cliente

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Frete informado no fim da compra online é principal motivo de desistência do cliente

Frete informado no fim da compra online é principal motivo de desistência do cliente

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.