Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como lidar com as novas mentalidades do mercado de trabalho?

Entre aqueles que trabalham demais e aqueles que fazem apenas o necessário, existe a capacidade de adaptação às mudanças

Rodrigo Maia dos Santos de Rodrigo Maia dos Santos
18 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como lidar com as novas mentalidades do mercado de trabalho?

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” A famosa frase de Charles Darwin nunca fez tanto sentido. A sociedade como um todo passou por grandes mudanças nos últimos anos. Passamos por uma pandemia, meses de isolamento, crises financeiras, aumento do desemprego, entre outros fatores, que trouxeram novos modos de pensar e viver. E, com isso, fica a pergunta: como lidar com as novas mentalidades no ambiente de trabalho?

O agente principal de todas as mudanças foi a pandemia. A quarentena alterou a dinâmica corporativa, apresentou-nos o home office e mostrou uma nova prioridade entre as empresas: o bem-estar dos colaboradores. No cenário pré-pandêmico, a velha máxima de “trabalhe enquanto eles dormem” era o esperado de um profissional de sucesso. No início do surto de covid-19, muitas pessoas foram demitidas e aquelas que não foram encontraram uma jornada de trabalho sem hora para acabar. A ideia de transformar o seu lugar de descanso em um escritório gerou muita confusão: será que trabalhamos de casa ou moramos no trabalho? Por isso, ao chegar no momento pós-pandêmico, os colaboradores, especialmente os da nova geração, começaram a repensar suas prioridades. É aí que surgiu o quiet quitting.

Quiet quitting, ou demissão silenciosa, é uma tendência praticamente consolidada na qual o funcionário desempenha suas funções e só. Não há a mentalidade de que o trabalho deve ser sua vida ou de que você deve dar tudo de si. O conceito vem, principalmente, das gerações Y e Z (de 12 a 40 anos), que trazem um contraponto ao “workaholismo”, termo que foi consolidado na década de 70 para descrever um trabalhador compulsivo. A grande questão é que, atualmente, os quiet quitters e os workaholics trabalham lado a lado.

Existe um conflito geracional acontecendo entre as mesas de um escritório. Pensando nos extremos, os quiet quitters acreditam que os workaholics não levam uma vida saudável com bem-estar, enquanto os workaholics pensam que os quiet quitters fazem parte de uma geração preguiçosa. Mas não para por aí. Outros movimentos estão surgindo entre os dois lados. O FatFire, sigla que vem da junção da palavra “fat” com os termos “Financial Independence, Retire Early“, é um novo conceito que traz a ideia de trabalhar muito para juntar dinheiro e se aposentar cedo.

O FatFire compartilha ideais dos dois movimentos. Como o quiet quitting, não há necessariamente um amor pela sua função, já que os funcionários querem sair dela o quanto antes. Por outro lado, como o workaholismo, há a mentalidade de trabalhar incansavelmente para poder acumular o máximo possível de dinheiro. As ideias podem não ser as mesmas, mas uma coisa é certa: as últimas gerações sentem mais segurança em expor suas vontades e reivindicar seus direitos.

Não precisamos – e nem devemos – definir qual movimento é o mais inteligente ou mais forte. Voltando à ideia de Charles Darwin, o grande diferencial está naqueles que conseguem se adaptar às mudanças. Para ser um bom líder ou liderado, você não precisa se identificar com o mesmo movimento ou ter as mesmas opiniões. Você precisa ter uma escuta ativa e ser flexível quanto a ideias diferentes. Afinal, o quiet quitting, o FatFire e o workaholismo são as tendências do agora. Amanhã, quem sabe qual será a próxima novidade a sentar ao seu lado em uma mesa de reunião?

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da Gonow1.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mercados de bairro resistem aos grandes varejistas, mas precisam investir em tecnologia

Próxima Postagem

Go-to-market: por que você precisa de um e como iniciar a construção de uma estratégia vendedora

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da plataforma educacional Gonow1. Tem experiência de 23 anos em jornalismo, com passagens como editor-chefe por TV Record, TV Bandeirantes e CNN Brasil, além de agências como DM9, Rapp e DPZ&T. É formado em Jornalismo, Radialismo e Letras, mestre e doutor em Língua Portuguesa, com pós-doutorado em Comunicação e Linguística. Palestrou em universidades como Columbia, Berkeley, Princeton e Harvard.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Go-to-market: por que você precisa de um e como iniciar a construção de uma estratégia vendedora

Go-to-market: por que você precisa de um e como iniciar a construção de uma estratégia vendedora

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.