O estande da Embratel na Futurecom 2022, feira de de conteúdo e relacionamento sobre o universo de conectividade, vai trazer a realidade do uso da tecnologia 5G que a Nestlé já utiliza na unidade de Caçapava (SP). O público que estiver no local poderá, por meio de um tablet, escolher um bombom que um robô pegará o modelo escolhido em um ponto e entregará em outro para que a pessoa possa pegar o brinde.
A ação, em parceria com a Omron, demonstra na prática os resultados no uso da tecnologia integrada em conjunto com a Inteligência Artificial e que traz melhorias à operação industrial, de forma a aumentar a produtividade, a eficiência e a autonomia dos colaboradores.
Na fábrica da Nestlé em Caçapava, o 5G já é utilizado na operação de veículos autoguiados (AGV) e traz como benefícios a redução na latência, que torna o controle do equipamento quase em tempo real e de forma remota, possibilitando que seja usado com mais segurança, prevenindo riscos de colisões.
Além disso, permite uma maior complexidade da operação, adicionando mais AGVs, e impactando positivamente na capacidade produtiva da fábrica. Por fim, o uso do 5G pode promover no futuro o aumento substancial do volume de dados, permitindo integrar nos equipamentos sistemas de visão computacional e inteligência artificial de forma remota.
Todo o projeto, que é inédito para a Indústria 4.0 na América Latina e em uma fábrica da Nestlé no Brasil, possui arquitetura de rede 100% on premises, que opera completamente separado da rede móvel pública.
Além da Nestlé e da Embratel, integram também a parceria a Claro e a Ericsson.
Imagem: Shutterstock