Com a meta de fechar o ano com 109 unidades, a rede de livraria Leitura quer aproveitar os espaços literários deixados pelas concorrentes em novas lojas para acelerar seu plano de expansão. Para 2024, a rede planeja, pelo menos, mais 10 lojas.
“Estamos muito focados em manter todas as unidades em pleno funcionamento e investir na abertura de novas lojas, pensando em recursos próprios, seguindo o modelo de gestão com sócio-gerente”, afirma Marcus Teles, presidente da Livraria Leitura.
Em 2022, a rede registrou um crescimento de mais de 31% nas vendas de livros e segue com bons números em 2023. Teles destaca que a Leitura tem investido nas lojas físicas, caracterizando seus espaços como um centro de cultura e lazer.
“É notável a presença frequente de famílias nas unidades e as lojas da Leitura oferecem para elas uma enorme variedade de produtos, com mais de 100 mil itens diversos, entre eles livros, revistas, materiais de papelaria e escritório, presentes e suprimentos de informática. Além de contar com espaços de entretenimento como cafés, área geek, ambientes para leitura, realização de sessões de autógrafos e eventos culturais”, afirma Teles.
Livrarias Saraiva e Cultura
No final de setembro, a Livraria Saraiva demitiu os funcionários de suas últimas cinco lojas e passou a funcionar apenas como e-commerce. No começo de outubro, a empresa protocolou nos autos do processo de recuperação judicial, em trâmite perante a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central da Comarca da Capital do Estado de São Paulo, o pedido de autofalência
Com a suspensão da falência determinada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), por meio de uma liminar concedida em junho, a Livraria Cultura está operando com duas lojas, no Conjunto Nacional, em São Paulo, e no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre, além do e-commerce.
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