A rede FriSabor, fundada em 1957 no Recife, conta com a tradição da marca para vender sorvetes e picolés artesanais nas 25 lojas que tem espalhadas por Pernambuco e pela Paraíba. Mas, para manter esses clientes fiéis e conquistar outros mais – além de atrair público para as unidades nos dias da semana, quando o movimento é mais fraco -, a mais recente aposta da empresa é na inovação. A FriSabor está lançando mão de cupons digitais para oferecer “presentes” aos consumidores.
A primeira ação do tipo foi realizada em setembro, quando se comemora o Dia do Sorvete (23) e a FriSabor faz aniversário. Durante a campanha “Sorvete Grátis!”, o cliente era convidado a acompanhar as redes sociais da FriSabor, resgatar o cupom promocional e apresentá-lo na loja mais próxima. Com o cupom, ao comprar um sorvete clássico de uma bola, ele ganhava outro e ainda tinha o direito de escolher se gostaria do copinho ou na chamada “Fricasquinha”.
A ação foi válida apenas de segunda a sexta-feira durante as duas últimas semanas do mês de setembro e a taxa de conversão foi alta, de 40%. O faturamento cresceu 12% em relação ao mesmo período de agosto e 24% ante 2020. As transações tiveram alta de 14% na comparação com o mês anterior e de 19% em relação a 2020.
A estratégia foi traçada com a Ouvi, que cria e gerencia vouchers para varejistas. “A escolha da ferramenta certa foi essencial, porque juntos conseguimos presentear os clientes fiéis da marca, além de atrair outros que ainda não tinham um contato mais próximo. Ela também teve como objetivo a atração de fluxo nos dias de semana, quando geralmente há um número menor de transações”, analisa o diretor-geral da FriSabor, Gustavo Neves.
A Ouvi e a FriSabor se juntaram por intermédio do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Por meio do programa DigitalPE, financiado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), as empresas selecionadas passam por um processo de inovação aberta para criar produtos, melhorar processos, investir em novos negócios e aprimorar a relação com os clientes.
“Se a empresa está querendo ter alguma iniciativa de inovação aberta, o Porto Digital tem todo o processo de apoio”, explica Fellipe Sabat, superintendente de Inovação Aberta. “O projeto é customizado de acordo com o escopo desenvolvido pelo cliente. O objetivo é encontrar soluções digitais que possam ‘resolver o calo’ do empresário médio de Pernambuco por meio da habilitação digital”, explica. Em 2022, a meta é que 150 empresas sejam beneficiadas pelas parcerias com o Porto Digital.
A COO da Ouvi, Janaína Camargo, destaca que a opção da FriSabor foi por fazer a divulgação no Instagram com post orgânico. “O plano era usar também outros canais, mas em apenas três dias os cupons se esgotaram, já com 20,4% de conversão”, conta. A marca decidiu, então, alocar mais cupons e manter a campanha apenas no Instagram. O número de seguidores aumentou 2% no período da campanha.
“Estamos animados com a parceria com a Porto Digital, que enxergou na Ouvi uma maneira rápida de ajudar o varejo físico a inovar e aumentar as vendas. Em menos de uma semana o varejista tem a sua própria carteira de cupons rastreáveis, sem precisar desenvolver nada ou divulgar um app. Estamos ansiosos para conhecer e ajudar novos varejistas de Pernambuco e Paraíba”, diz Janaína.
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