Desde o início do ano, as pequenas e médias lojas de música online faturaram R$ 14,7 milhões com as vendas de produtos musicais, cerca de 26% a mais em relação a 2023. Entre os itens mais vendidos estão cds e cordas de violão. Em meio à Semana da Música, celebrada de 16 a 22 de novembro, os resultados, fruto de um levantamento feito pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce, mostram que o segmento encontrou seu espaço no e-commerce.
Ainda de acordo com o levantamento, o total de produtos vendidos pelas PMEs de 1° de janeiro a 17 de novembro foi de 207 mil. Os estados que mais venderam foram São Paulo (R$ 8,4 milhões) seguido por Rio de Janeiro (R$ 3 milhões) e Distrito Federal (R$ 1,2 milhão). Já em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito representou 43% de todos pedidos pagos, acompanhado pelo Pix (41%).
“Empreender no segmento da música oferece uma oportunidade única para estreitar a conexão com um público apaixonado. Empreendedores que vendem produtos musicais têm o benefício de atender a um nicho com alto valor agregado e fidelidade. No entanto, é crucial priorizar estratégias de comunicação dirigida, com atendimento direcionado e específico que fale diretamente com os clientes desse perfil. Portanto, conhecer o público-alvo a fundo é de suma importância a fim de gerar conversas mais intimistas e apelo sentimental aos consumidores”, pontua Daniela Spinardi, diretora de Pequenas e Médias Empresas da Nuvemshop.
Geração Z se destaca entre colecionadores de LPs
A Fanatik, loja especializada em discos de vinil, cds e fitas cassetes, é um exemplo de empreendedorismo no segmento.
De acordo com Jonathan Castro, fundador da empresa, o faturamento cresceu 20% este ano com estratégias focadas no público-alvo. “Buscamos trazer uma experiência de compra alinhando estratégias de venda e pós-venda. Somos muito ativos nas redes sociais e nelas divulgamos os lançamentos das mídias dos artistas internacionais que performam muito bem em nossa loja. Trabalhamos com remarketing, newsletter, grupo exclusivo no whatsapp para clientes, promoção e divulgação com os maiores sites e perfis de fãs da internet”, comenta Castro.
O carro-chefe da Fanatik são os discos de vinil, com 60% das vendas. O disco retornou ao grande público nos últimos anos e tem atraído a atenção de colecionadores da geração Z. “Curiosamente, muitos clientes são da geração Z, que não cresceram consumindo este tipo de mídia, mas compram os vinis de seus artistas favoritos pela estética ou raridade e não possuem vitrola para reproduzir estas mídias. Alguns compram os itens e os mantêm lacrados em sua coleção”, conta Jonathan.
O empreendedor também destaca que 80% das vendas são de artistas pop internacionais e, apesar do sucesso dos LPs, as fitas cassetes hoje representam 20% das vendas devido à recente alta na demanda. “O crescimento na procura vem acontecendo pela variedade de versões lançadas por alguns artistas internacionais que possuem grande público e que apostaram muito nesta mídia em seus últimos lançamentos”, complementa.
Metodologia
Para a realização do levantamento sobre o segmento de Música foram analisadas as vendas de lojistas brasileiros cadastrados na plataforma da Nuvemshop de 1º de janeiro a 17 de novembro de 2023 e 2024.
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