Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Cresce quantidade de shoppings que não realizam promoções de Natal

Redação de Redação
18 de dezembro de 2019
no Malls, Notícias, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

A visão de que o Natal é a época para fazer sorteios em shoppings está mudando. De acordo com pesquisa do IBOPE Inteligência, a quantidade de shoppings brasileiros que não estão realizando nenhuma promoção para a data passou de 10% em 2013 para 25% em 2019.

Entre os empreendimentos que estão investindo em ações promocionais, 42% optaram por sorteios, o que representa uma queda de 20 pontos percentuais em seis anos. Nos shoppings de médio porte, esse percentual é de 51%.

Um tipo de promoção que continua aparecendo com força é a modalidade mista, onde o cliente leva um brinde para a casa e também concorre a prêmios maiores em um sorteio. Quem mais tem investido neste modelo são os shoppings de grande porte e os localizados nas regiões Sul e Sudeste.

Ao considerar as principais modalidades de promoção, o consumidor tem clara preferência pelo comprou-ganhou, que fica com 63% da preferência, enquanto que participar de um sorteio concorrendo com milhares de outros consumidores não tem tanta aceitação, já que apenas 21% dos consumidores preferem essa modalidade de promoção.

Segundo o estudo do IBOPE Inteligência, as promoções do tipo “comprou-ganhou” duram em média 30 dias e, para participar delas, os clientes devem gastar, em média, R$ 380, valor que é 30% maior do que o valor médio para participar dos sorteios (R$ 290) e que duram, em geral, 53 dias.

Atualmente, 22% dos shoppings oferecem como alternativa para participar dos sorteios a troca de cupom de forma virtual, evitando ou reduzindo filas nos balcões de troca, um salto expressivo em relação aos 0,5% de 2013.

Outra ação para reduzir filas e incentivar o aumento no consumo é a troca de cupons dobrados em dias de menor fluxo. 55% das promoções do tipo sorteio possui algum incentivo para dobrar o número de cupons. A recorrência desse tipo de incentivo é maior nos shoppings de pequeno e médio porte.

O brinde mais comum nas promoções “comprou-ganhou” continua sendo o panetone, seja em latas decoradas ou de marcas conhecidas. Dos shoppings que estão dando brindes em 2019, 54% escolheram esse produto como prêmio. Outras premiações são kits de beleza, pelúcias, pão de mel, bijuterias, ingressos para eventos, entre outros.

Dentre os shoppings que adotam os sorteios, 64% terão um carro como prêmio, sendo o mais distribuído nos sorteios de Natal, mas que apresenta redução em relação à pesquisa de 2013, quando representava 79% dos sorteios. Em segundo lugar estão os vale-compras, adotados por 19% dos shoppings.

“Seja para prêmios ou brindes, nota-se a pouca inovação no tema. A fórmula ‘panetone-carro’ vem dando certo, porém fica a dúvida: até quando o cliente aceitará a falta de novidade?”, disse Juliana Piai, gerente de atendimento e planejamento da unidade de shopping, varejo e imobiliário do IBOPE Inteligência.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

O que podemos esperar da tecnologia em 2020 para o varejo?

Próxima Postagem

Nestlé lança ferramenta de comparação nutricional para consumidores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária
Economia

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios
Economia

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nestlé lança ferramenta de comparação nutricional para consumidores

Nestlé lança ferramenta de comparação nutricional para consumidores

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.