Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Pesquisa da Globo aponta que 58% dos brasileiros vão comprar presentes no Natal

Levantamento mostra que roupas e calçados lideram a preferência dos artigos para presentear

Redação de Redação
18 de dezembro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Pesquisa da Globo aponta que 58% dos brasileiros vão comprar presentes no Natal

Em 2023, 92% dos brasileiros planejam comemorar o Natal e presentear as pessoas queridas está entre as principais forma de celebrar a data. Segundo a pesquisa “Preparativos para o Natal 2023”, realizada pela Globo, 58% dos entrevistados pretendem comprar presentes, índice acima dos 54% que presentearam alguém no Natal de 2022. A pesquisa, na íntegra, ficará à disposição na Gente, plataforma de pesquisas e tendências da Globo.

Dos interessados em presentear, 48% buscam por itens de vestuário como roupas e calçados. Em segundo lugar, três categorias ficam empatadas: perfumes e cosméticos, brinquedos e doces e chocolates, todos com percentual de 31%. As principais pessoas a serem presenteadas são os parceiros amorosos (namorados ou cônjuges), com 48% da preferência, filhos e enteados, com 41%, pai ou mãe, com 39%, e sobrinhos ou afilhados, em 18% da intenção de compras para presentear.

A pesquisa mostrou que 28% dos entrevistados pretendem dar presentes a si mesmo e as categorias principais na escolha de compra foram acessórios, roupas íntimas e smartphones.

Em relação à preferência de canais de compra, a pesquisa mostrou que 52% das pessoas pretendem pesquisar informações referentes aos produtos tanto nas lojas físicas quanto nos meios digitais. Além disso, 59% gostam da opção de comprar o produto pela internet e retirar na loja física, enquanto 72% gostam da opção de comprar o produto na loja física e receber no conforto de casa.

Publicidade e influenciadores

Boa parte das pessoas sabe ou faz uma ideia do que irá ganhar no Natal. Isso porque 44% dos respondentes leva em consideração as dicas de quem irá presentear ante 33% que opta por escolher o que dar sem considerar a opinião de terceiros.

No entanto, alguns dados do estudo chamam a atenção sobre a forma como o consumidor busca dicas de presentes. A publicidade se confirma como ferramenta eficiente na tomada de decisão.

Do grupo composto pelos 32% que levam em consideração os anúncios dos sites/redes sociais que navega (17%) e propagandas feitas por apresentadores de televisão (15%), 41% gostam de assistir a programas com dicas de presente de Natal e 38% prestam atenção em publicidades na internet, dos quais 45% se sentem impactados.

Entre as pessoas ouvidas na pesquisa, 59% seguem algum influenciador digital, mas somente 11% levam em consideração a opinião deles para decidir o presente, provavelmente, porque 60% confiam parcialmente nas recomendações feitas.

Em relação ao tíquete médio, 50% dos brasileiros pretendem gastar entre R$ 50 a R$ 300 com presentes este ano, sendo que 68% dos que recebem o 13º salário irão destiná-lo para essa finalidade.

E a ceia de Natal?

Com a maior parte dos brasileiros comemorando a data ao redor da mesa com amigos e familiares, a ceia passa a ser um momento importante da celebração.

Em relação aos formatos de compra dos itens da ceia, a pesquisa mostra que os brasileiros ainda preferem o presencial, sendo que 46% pretendem comprar os alimentos e bebidas em lojas físicas de super e hipermercados e 38% também comprarão em atacarejos.

Já em relação às compras online, 17% pretendem comprar através do próprio site e 16% pelo aplicativo do supermercado. Vale ressaltar que 76% baixariam o app da loja de preferência se isso trouxesse benefícios como maior parcelamento, cashback e descontos.

Impactos no varejo

Em 2022, as vendas para o Natal tiveram impacto positivo no varejo, de acordo com a pesquisa da Globo, com crescimento de 10,5%.

As vendas no e-commerce cresceram 18,4% enquanto nas lojas físicas, foi de 10%. Os cinco setores que tiveram melhor desempenho no período foram turismo e transporte (26%), cosmético e higiene pessoal (23%), livrarias, papeis e afins (22%), óticas e joalherias (17%) e drogarias e farmácias (15%).

Em relação às regiões do País, Sul e Norte foram as que mais venderam e registraram crescimento de 13% e 12% respectivamente.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas mil pessoas em novembro de 2023.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Integrar para não entregar

Próxima Postagem

IBM compra unidades de negócios da alemã AG por US$ 2,32 bilhões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita
Varejo

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil
Economia

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje
Economia

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin
Economia

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz
Economia

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos
Indústria

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos
Economia

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
IBM compra unidades de negócios da alemã AG por US$ 2,32 bilhões

IBM compra unidades de negócios da alemã AG por US$ 2,32 bilhões

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.