Frequentar um supermercado é mais do que uma simples tarefa de abastecimento do lar. É uma experiência que impacta em diversos aspectos a vida cotidiana familiar, mexendo, inclusive, com a memória afetiva do consumidor. Afinal, quem não guarda com carinho a lembrança de uma ida ao supermercado para comprar produtos especiais para promover um encontro de família, uma festa para amigos ou uma ceia de Natal? E é pensando nisso que os profissionais do setor estão sempre buscando tornar a experiência cada dia melhor.
Cada etapa da compra proporciona uma oportunidade de interação com marcas, produtos, colaboradores e ambientes que podem ser levadas em consideração pelo setor como oportunidades de fidelização, aumento do ticket médio e posicionamento da empresa no segmento.
Ao entrar no supermercado, somos imediatamente envolvidos por uma sinfonia de cores, aromas e texturas: corredores alinhados, produtos frescos e sazonais, embalagens chamativas, promoções tentadoras, degustações, trade marketing e exposição da FLV com vaporizadores, entre outros. A disposição estratégica dos produtos nas prateleiras, os displays elaborados e as promoções-relâmpago criam um jogo visual e sonoro cativantes e estrategicamente pensados pelo marketing com impacto direto na percepção de satisfação.
Além disso, a tecnologia tem levado novas dimensões à experiência de compras em supermercados. Aplicativos móveis, self-checkouts, robôs para atendimentos e programas de fidelidade digitalizam e agilizam o processo, proporcionando conveniência aos consumidores modernos e antenados. Câmeras de segurança com reconhecimento facial adicionam mais segurança à jornada.
Esses elementos combinados criam um ambiente humanizado e atraente, fazendo com que a experiência vá muito além da compra de alimentos, transformando a ida ao supermercado em uma atividade social e cultural. Ao priorizar a satisfação do cliente, a inovação e a transparência, os supermercados podem se destacar em um mercado competitivo e construir uma base de clientes leais e multiplicadores da sua marca.
Fábio Queiróz é presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e primeiro vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (ALAS)
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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