Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Propósito ou efeito manada?

Sandra Takata de Sandra Takata
19 de fevereiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Propósito ou efeito manada?

Tenho conversado com vários líderes da área de recursos humanos para saber como anda a questão dos programas de diversidade. Desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, várias empresas anunciaram o término de seus programas relacionados à diversidade e inclusão (DEI).

Muitos ficaram preocupados, mas, para mim, é como tirar o véu e trazer a verdade à tona. Empresas que descontinuaram seus programas de diversidade não a tinham em seu core, em sua cultura. Devem ter implementado por pura pressão do mercado, pelo efeito manada. Lógico que muitas empresas também acabaram com programas de DEI porque já avançaram muito e esse assunto já faz parte da cultura da empresa. Nem há como haver retrocesso.

Há quem diga que não é responsabilidade das empresas promover a diversidade e inclusão dentro do mundo corporativo, mas eu ainda não entendo quem dividiu esse mundo ao meio e inventou que não há uma simbiose nesse ecossistema todo.

Somos todos responsáveis por gerar valor, seja ele para nossos filhos, para nossos clientes ou acionistas. E você só sabe disso, como diz minha terapeuta, quando tem uma experiência sentida e não só aprendida com professores ou livros.

Digo isso porque minha filha sofreu um acidente de carro há dois anos. Ela passou a ser incluída como deficiente física, pois, para andar, precisa de uma órtese para firmar o seu pé. Além disso, sua perna ficou cheia de cicatrizes e com certa deformidade.

No entanto, no fim do ano passado, ela foi convidada para desfilar no Brasil Eco Fashion Week e pude sentir o que é inclusão. Ela teve a coragem de ir com uma vestimenta curta, mostrando as marcas de suas pernas.

Crianças com Síndrome de Down, deficientes físicos, também tiveram seu momento de glamour, felizes por terem tido a oportunidade de brilhar na passarela. O público ovacionou o desfile, aplaudindo o tempo todo. Chorei muito de alegria ao ver minha filha corajosa e com um sorriso em seu rosto, preocupada somente em não cair durante a sua passagem.

Diga-me o quanto uma marca, que deu um espaço como esse, não gerou valor para seus acionistas, para seus clientes e, consequentemente, para a sociedade? Quem disse para a sociedade que modelos têm de ser perfeitos?

Eu, como mãe, não sentiria tudo isso se minha filha não estivesse envolvida. Continuaria, no meu mundo quadrado, assistindo aos desfiles tradicionais sem saber que mais pessoas merecem e podem brilhar. A questão de diversidade é muito maior. Quando estamos com pessoas diversas, gerações diferentes, nós ampliamos nosso conhecimento e podemos elevar as discussões para outro patamar.

Podemos, sim, gerar valor aos negócios. Empresas com culturas fortes, e reputação, criam ambientes interessantes, retendo mais talentos, o que contribui para um sucesso geral nos resultados (ou seja, dá lucro também!).

Triste é para as empresas que não reconhecem isso em sua cultura. Ao mesmo tempo, nós, como acionistas ou mesmo consumidores, começamos a ter mais clareza para apostar nossos investimentos em quem realmente gera impacto na sociedade de forma sustentável e não somente visa lucro.

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

 

Postagem anterior

Giuliana Flores prevê aumento no time de colaboradores de olho em datas sazonais

Próxima Postagem

Sucesso de Ana Castela e Madonna aquece vendas de Moda e Beleza no Mercado Livre

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Destaque do dia

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Sucesso de Ana Castela e Madonna aquece vendas de Moda e Beleza no Mercado Livre

Sucesso de Ana Castela e Madonna aquece vendas de Moda e Beleza no Mercado Livre

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

12 de maio de 2025
China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile