Público de 34 mil pessoas no Web Summit Rio motiva lançamentos e inovações

O maior evento de tecnologia do mundo ocorreu no Rio de Janeiro pela segunda vez entre os dias 15 e 18 de abril

É a segunda vez que o Web Summit aporta no Brasil. Mas, a robustez do evento de inovação tecnológica conhecido em todo mundo e os bons resultados da primeira edição, no ano passado, atraíram um público estimado em 34 mil pessoas ao Riocentro, no Rio de Janeiro, onde o encontro de quatro dias foi realizado – de 15 a 18 de abril. Foram 500 palestras e mil startups presentes. Com esses números, o Web Summit Rio se configura como um dos eventos mais aguardados no País e na América Latina para as empresas apresentarem os seus lançamentos e inovações.

Esta foi uma das motivações para que Ypê e Mercedes-Benz levassem para lá o projeto Astro, que está desenvolvendo caminhões autônomos para a cadeia logística. Segundo Waldir Beira Junior, CEO da Ypê, o projeto utiliza tecnologia de ponta, baseada em robótica, na automatização do processo do veículo.

A Getronics Group, consultoria multinacional de Tecnologia da Informação (TI), com sede na Holanda e presente em mais de 180 países, levou uma solução em IA conversacional para melhorar o atendimento ao cliente.

A plataforma da Getronics em parceria com a OneReach.ai inclui uma arquitetura cognitiva, estrutura de comunicação e trabalhadores digitais, fazendo com que as empresas tenham uma solução de IA poderosa para interagir com os clientes em escala empresarial. Além de fornecer um crescimento de receita e otimização de custos em diferentes departamentos, e permitir personalização e customização de acordo com as necessidades do cliente.

“A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa para aumentar o envolvimento do cliente, cultivar a fidelidade à marca e aumentar a retenção, além de assumir através de trabalhadores digitais inteligentes (IDW) tarefas repetitivas e demoradas”, explica Elisabete Mleczak, Global Chief Commercial Officer (CCO) da Getronics.

Mari Soccodato, partner e head de Negócios da consultoria de marca e experiência Gad, acompanhou o evento e destacou a Inteligência Artificial (IA) como um dos principais focos do Web Summit Rio. Para ela, o evento reforçou, o tempo todo, a necessidade de equilíbrio entre o digital e humano nas relações corporativas e criativas. “O desafio é mesclar a inteligência e a criatividade do ser humano junto com a rapidez e as possibilidades que a IA oferece”, observou.

Soluções financeiras para empresas

A infratech Celcoin quer estar na vanguarda do setor financeiro e apresentou três novidades no Riocentro. Os lançamentos estão contemplados no investimento de R$ 50 milhões em desenvolvimento de produtos e funcionalidades previstos pela companhia para 2024.

O cel_card capacita as empresas a oferecerem cartões personalizados aos seus clientes, utilizando a bandeira Visa, porém, com os benefícios do sistema Celcoin, que permite gestão independente, personalização dos cartões e integração com o Banking as a Service (Baas) da companhia.

O segundo lançamento é a Conta Escrow, um mecanismo financeiro que atua como meio de segurança e proteção para operações de diversas naturezas. Por meio da gestão de fundos por um terceiro neutro, garante que as condições acordadas entre as partes sejam cumpridas antes da liberação dos recursos. A Conta Escrow pode ser utilizada por qualquer pessoa ou empresa envolvida em transações financeiras ou comerciais.

O principal destaque da Celcoin é o terceiro lançamento, o MyBenk. A empresa introduz no mercado o conceito de endofinance, que leva serviços financeiros diretamente para dentro das companhias. Na prática, permite incorporar serviços financeiros e bancários diretamente ao ecossistema de uma organização. Dessa forma, a solução atender às necessidades de todos os stakeholders — internos e externos.

Acesso facilitado ao Open Gateway

Na terça, 16, Claro e Embratel anunciaram uma iniciativa especialmente formatada para facilitar o acesso de startups às APIs que fazem parte do Open Gateway. Trata-se do Conexão Claro Open Gateway for Startups, programa que, por meio de adesão simplificada, disponibiliza mil acessos mensais para cada API, por um período de seis meses. A novidade vai permitir que empresas de menor porte também se beneficiem da ferramenta para o desenvolvimento de novos serviços e soluções digitais.

O Open Gateway é uma estrutura comum entre diversas operadoras, que transforma as redes de telecomunicações em plataformas padronizadas e abertas a desenvolvedores. Isso é possível graças às APIs (Application Programming Interfaces), que, de forma segura, atuam como portões (gateways) de acesso às funcionalidades das redes móveis das empresas.

“O Open Gateway irá revolucionar o segmento financeiro, permitindo que grandes instituições e startups possam inovar com mais agilidade. O Open Gateway possibilita desenvolver produtos e serviços disruptivos rapidamente para criar experiências financeiras mais personalizadas aos clientes, o que é fundamental diante da ampla competitividade do setor”, afirma Raquel Possamai, Diretora-Executiva da Embratel para o Mercado Financeiro. A executiva destaca, ainda, a segurança que o Open Gateway traz para as operações, ao permitir autenticações importantes de informações para mitigar riscos de fraudes, benefício que os grandes bancos já observam.

Os interessados em participar do Conexão Claro Open Gateway for startups devem fazer inscrição no site do programa.

Parceria para ofertas e benefícios

O Web Summit Rio serviu de palco para as empresas Niky, startup de benefícios flexíveis, e Clara, fintech de pagamentos corporativos, anunciarem uma parceria estratégica.

A colaboração entre as marcas se insere em um cenário no qual cresce a preocupação das empresas com a oferta e gestão de soluções para os seus colaboradores, que avaliam cada vez mais os pacotes de benefícios na hora de aceitar o emprego. Além disso, trabalhadores felizes em seus ambientes corporativos são 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% mais, segundo recentes estudos realizados pela Universidade da Califórnia.

“Recebemos com frequência feedbacks de clientes buscando orientação sobre despesas corporativas. Essa colaboração com a Clara nos oferece uma janela de oportunidade para facilitar as dinâmicas de busca de RH, recomendando de modo otimizado parceiros confiáveis. Desse modo, conseguimos oferecer aos clientes soluções seguras desde a contratação e personalização dos benefícios, até a gestão interna de despesas e pagamentos”, explica Matheus Rangel, CGO da Niky.

Web Summit Rio 2025

O próximo Web Summit Rio 2025 acontecerá entre os dias 27 e 30 de abril. Os ingressos para a edição do ano que vem podem ser adquiridos com 50% de desconto até este domingo, 21, no portal oficial do evento.

Imagem principal: Divulgação/Mari Soccodato
Imagens internas: Divulgação  

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist