Quando se é um empreendedor iniciante, tem-se a concepção de que colocar nossos projetos e ideias em prática é a parte mais difícil de se ter um negócio. De fato, precisamos levar em consideração que é uma etapa muito importante, desafiadora e complexa; mais ainda, ela é determinante, já que sem o primeiro passo não há negócio.
Com o passar do tempo, notamos que empreender é mais do que dar os primeiros passos. Está para além única e exclusivamente da força de vontade e requer uma ambição que está arraigada nas almas empreendedoras. Passa-se a notar que a constância não pode fazer parte da vivência de um negócio para todo o sempre. A estagnação é um período conturbado, que, sim, é natural na vida de um empreendimento, mas precisa ser analisado e entendido com cautela e jogo de cintura.
Aí percebe-se, ao mesmo tempo, que o escalonamento de um empreendimento, aliado à percepção de se encontrar o ritmo certo para o crescimento de seu negócio, é uma das etapas mais difíceis de se empreender. E, também, uma das mais recompensadoras quando bem-feitas.
Dados fresquíssimos da Ebit/Nielsen, uma das empresas com a maior e mais confiável metodologia do mercado acerca de marketing digital e e-commerce, nos atestam que em 2020 as compras via internet aumentaram em um ritmo jamais visto. Mas como empreender e escalonar um empreendimento digital? É a pergunta que a pandemia fez surgir.
Não é novidade para ninguém que a quarentena expandiu o mercado online no Brasil. Ao mesmo tempo em que criou empecilhos para encontros reais e nos afastou de familiares e amigos, possibilitou que as pessoas, em especial os empresários e empreendedores que ainda não tinham migrado ao digital – e mesmo aqueles que ainda não tinham aberto seu negócio, apesar da vontade – pudessem entender a dimensão do comércio eletrônico e a necessidade de tê-lo como aliado.
Algumas pessoas ainda têm receio e medo de abrirem o seu próprio negócio e, como já dissemos no início deste texto, é algo natural. Não há padronizações, muito menos mágica. Não podemos acreditar em promessas milagrosas. Empreender digitalmente requer foco e determinação, mas entender e ouvir pessoas que já passaram por isso talvez seja uma boa pedida para conter suas aflições.
Dicas não faltam e charlatões estão por toda parte. Como começar de vez? E como escalar o negócio de maneira fluida?
1- Definição clara de público e de serviço a ser prestado
Não dá pra fazer tudo. Opte por fazer algo bem-feito e com certeza terá menos dor de cabeça. Escolher algo com que se identifica e que tenha certeza de que possa realizar é um caminho perfeito. Seja especialista, e não generalista. Isso marca e define empreendimentos de sucesso e outros que acabam ficando pelo caminho. Optar por um público segmentado é, óbvia e consequentemente, algo necessário também.
2 – Esteja nas redes e mídias
Se você quer ser um empreendedor digital, nada mais justo do que embarcar de cabeça em tudo que ele pode te oferecer. Ter as mídias sociais ativas facilita muitos processos, entre eles a apresentação de marca, o que de fato você faz e vende, além de funcionar como uma verdadeira vitrine para seus possíveis consumidores. Mas, ah, lembre-se: não adianta tê-las para seguir protocolo. Planejamento estratégico de mídia é fundamental.
3- Invista muito em Marketing Digital
Não é novidade para ninguém que o Marketing Digital é a saída e a grande chave para vender na internet. Não dá para fugir das estratégias geradas por especialistas neste ramo. O estudo, aliado à interpretação prática e analítica dos dados, é fundamental para escalar seu negócio. E, portanto, o Marketing Digital precisa estar inserido no seu empreendimento desde a sua concepção. Aliás, como empreender hoje em dia sem ele? Exatamente. Sem chance!
Erick Custódio é CEO e fundador da Agência Somma.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo