Busca por produtos sustentáveis cresce 71%

No Brasil, os tuítes relacionados aumentaram 82% nos últimos cinco anos

LDC anuncia colaboração com The Nature Conservancy para promover agricultura regenerativa

Sustainable energy sources concept with light bulb and plant

As pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos. Essa tendência cria oportunidades de mercado para as empresas, principalmente nos setores de cosméticos, farmacêutico, moda e alimentos, segundo levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) a pedido da WWF. O estudo englobou 54 países com 27 idiomas, onde vivem 80% da população mundial, cobrindo um período de cinco anos (2016-2020).

“Já não é aceitável produzir sem assumir a responsabilidade de, além de reduzir impactos negativos, regenerar o meio ambiente. No Brasil, as pessoas percebem a perda da natureza de forma mais próxima, pois são diretamente afetadas pelo desmatamento, incêndios, enchentes e secas. Essa consciência e essa preocupação estão se refletindo nas buscas digitais, que afetam diretamente a adoção de novos hábitos de consumo”, analisa.

No Brasil

A pesquisa aponta que o Brasil foi o país que produziu o maior número de assinaturas em campanhas em prol da biodiversidade e natureza no mundo – 14% do total, ou 23 milhões de assinaturas online.

Os tuítes relacionados aumentaram 82% no período e o volume de notícias aumentou 60%. Segundo a pesquisa, essa mudança de comportamento afeta retornos historicamente altos em algumas áreas, enquanto abre oportunidades de milhões de dólares em outras.

Valor da natureza

O valor da natureza por meio dos serviços sustentáveis que fornece à economia global é estimado em 44 trilhões de dólares – mais da metade do PIB global.

Essa mudança de comportamento dos consumidores em um rápido crescimento foi apelidada pela WWF como  “despertar ecológico”. Apesar de o relatório apresentar um aumento substancial nos cliques dos consumidores de países de alta renda, como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Canadá, a tendência foi mais acelerada nas economias em desenvolvimento e emergentes como, por exemplo, Indonésia (24%) e Equador (120%).

A WWF é uma organização independente de conservação, com mais de 5 milhões de apoiadores e uma rede global ativa em mais de 100 países.

Imagem: BigStock

Sair da versão mobile