Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

Momentum: 1.120

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
19 de maio de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

“A metafusão desponta como um caminho disruptivo e estratégico, adotado por empresas que buscam um novo patamar de competitividade em um cenário cada vez mais dinâmico, complexo e irreversível. Não se trata de uma fusão societária clássica, mas de uma integração colaborativa e flexível, preservando identidades e estruturas, enquanto amplia capacidades.

Um exemplo atual e emblemático é a recente integração entre os aplicativos iFood e Uber no Brasil. A união ocorre em resposta à entrada de um novo e poderoso concorrente: a Meituan, gigante chinesa do delivery, que acaba de anunciar um investimento de US$ 1 bilhão para lançar sua marca no mercado brasileiro.

Vale lembrar: a Meituan possui mais de 770 milhões de usuários ativos apenas na China, com sua marca Keeta, sendo uma das maiores empresas de delivery do mundo.

Esse movimento segue a lógica da metafusão, como já vimos em outras parcerias estratégicas:

  • Magalu e AliExpress, rivais diretos no e-commerce, uniram forças no ano passado para aumentar sua competitividade e complementar suas competências no canal.
  • Meituan e Tencent, na China, integraram os aplicativos para facilitar a vida dos consumidores e fortalecer a fidelização por meio de WeChat e WePay.
  • Alibaba e Starbucks, também na China, integraram-se nas plataformas Tmall e Alipay.
  • Carrefour e Publicis, na França, atuam juntos em retail media, inclusive com operações no Brasil.
  • Walmart e Home Depot, nos EUA, trabalham de forma integrada em serviços B2B e B2C.
  • Apple e Nike, colaboram na criação de produtos e experiências complementares.

Embora exemplos em outras regiões existam, é inegável que os mercados asiáticos lideram esse movimento, impulsionados pela evolução de ecossistemas interconectados. Essa nova fase prevê não apenas a integração dentro dos ecossistemas, mas também entre eles, como já observamos com iFood e Uber, Magalu e Alibaba, Meituan e Tencent.

Tudo isso se acelera com o avanço do digital e da Inteligência Artificial, que redesenham continuamente o presente e o futuro dos negócios. É uma transformação estrutural que exige visão sistêmica, capacidade de adaptação e ação rápida.

Rigorosamente, decifra-me ou te devoro.”

Dos exemplos e casos tornados públicos, observa-se uma base de objetivos estratégicos para as metafusões:

  • Acelerar inovação e expansão sem fusões societárias formais;
  • Acessar e integrar competências complementares;
  • Compartilhar custos e riscos;
  • Ampliar a atuação no mercado e a cobertura de ecossistemas;
  • Desenvolver novos negócios a partir de estruturas já existentes.

Da mesma forma, é possível listar uma síntese de características essenciais das metafusões:

  1. Ausência de fusão societária;
  2. Alianças com visão de longo prazo e governança compartilhada;
  3. Preservação das culturas e valores de cada parceiro;
  4. Compartilhamento de dados, canais, tecnologia e competências;
  5. Desenvolvimento conjunto de novos modelos de negócio;
  6. Autonomia jurídica e preservação das marcas;
  7. Cocriação de valor entre as partes;
  8. Foco estratégico comum na nova iniciativa.

Na prática, o que diferencia a metafusão de uma fusão tradicional é que as empresas mantêm suas operações independentes, inclusive podendo concorrer em outros segmentos. Seus valores, culturas e finanças permanecem preservados, embora, com o tempo, o sucesso da parceria possa evoluir para outras formas de integração, seja ela parcial ou até total.

Com base nos casos recentes, e em seu potencial e condições competitivas, é esperado que o número de metafusões cresça exponencialmente, impulsionado por sua flexibilidade, menor risco, maior agilidade de implementação e pela preservação das identidades organizacionais envolvidas.

Vale refletir, considerar e agir. Transformações estruturais não pedem licença para passar.

Notas:  

Metafusão será o tema macro do Latam Retail Show, que será realizado de 16 a 18 de setembro, em São Paulo, e terá 12 pesquisas inéditas sendo apresentadas, 4 trilhas de conhecimento, mais de 250 palestrantes e cerca de 100 horas de conteúdo exclusivo e mostrará movimentos estratégicos globais e locais envolvendo os setores de varejo e consumo. Informações e inscrições podem ser obtidas por aqui.

Tivemos agora em Chicago a missão técnica organizada por Gouvêa Foodservice participando do NRA Show, o mais importante evento global do setor, com a delegação integrada com Instituto Foodservice Brasil (IFB). No dia 26 de maio, o Connection Foodservice Day – Pós NRA Show, com o que de melhor se viu por lá e análise de sua aplicação na realidade brasileira. Saiba tudo sobre o evento aqui.

No dia 27 de maio, teremos o Digitail, organizado pela Gouvêa Experience com apoio de Gouvêa Consulting. Um evento focado no setor de e-commerce, trazendo uma ampla e profunda discussão do momento e tendências e perspectivas desse setor no mundo e no Brasil. Conheça mais por aqui.

De 31 de maio a 5 de junho, estaremos em Missão Técnica Ásia-Pacífico para participar da NRF Ásia que ocorrerá pela segunda vez em Singapura. Mais informações por aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem criada por IA.

Postagem anterior

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Próxima Postagem

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.