Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Falando em custos operacionais, o que fazer com a conta de energia elétrica?

Redação de Redação
19 de junho de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Jéssica Costa*

Vendas caindo, custos subindo. Dados divulgados esta semana mostram que as vendas no varejo caíram 3,5%, quando comparadas com o mesmo período do ano passado. O momento exige reinvenção e atenção em cada detalhe!

Leia também:

– Credenciamento LATAM Retail Show é gratuito e dá descontos para congressos;

– LATAM Retail Show 2015 – o varejo nunca mais será o mesmo 

Neste contexto e alinhado com o que tenho visto nos últimos meses, o custo com energia elétrica tem me chamado atenção. Afinal, o impacto dos reajustes oneram em muito os resultados. Em alguns segmentos, como shopping centers e supermercados, esse número representa aproximadamente 80% das contas de consumo. No varejo, ar condicionado, lâmpadas e refrigeração também respondem por um valor significativo. O pior é termos a sensação de que não há muito o que fazer.

Não temos água para operar as hidrelétricas e, por sua vez, as termoelétricas que têm o custo superior, estão operando a todo vapor. Mesmo pagando caro temos o risco de não ter energia; avaliando os níveis de nossos reservatórios desde 2000, vivemos o segundo pior momento de armazenamento de energia, ficando atrás apenas de 2001, ano em que vivemos o temido racionamento.

Em estudo recente feito em um de nossos projetos, identificamos que entre 2013 e 2016, teremos um aumento superior a 165% no custo total. Naturalmente, este número varia em função da forma de consumo como, por exemplo, se o consumo é de ponta (horário mais caro) ou fora de ponta (tarifa reduzida). Mas, independente da forma de consumo, para absorver um aumento de 165% em uma conta tão representativa, faz-se necessário muita inovação, quase mágica!

Além da conscientização na forma de consumo, o que as empresas podem fazer de diferente?
Podem buscar soluções em lâmpadas de LED, investimento em equipamentos mais eficientes, buscar projetos de automações em itens com responsabilidade significativa no consumo, operar com geradores nos horários de ponta e, finalmente, caso a Portaria 44** seja regulamentada, o ministério autorizará que comércio e indústria com geradores injetem energia na rede. Ainda temos a opção de migrar para o mercado livre.

Por diversos motivos, tenho certeza de que o Governo busca alternativas para baratear a energia, o que deixa decisões como se manter no mercado cativo (compra de energia direto da concessionária) ou migrar para o mercado livre (contratação de energia de um agente comercializador) bem difíceis.

Ir para o mercado livre é uma aposta, uma vez que as condições de compra e de consumo são negociadas com base no cenário atual, porém condicionadas a um contrato de longo prazo. É como operar na bolsa de valores (lembrando que a bolsa é uma opção de investimento, enquanto a energia é uma commoditie necessária para a existência).

No Brasil, aproximadamente 70% da energia elétrica é proveniente de hidrelétricas, 27% das termoelétricas, e nuclear e eólica se aproximam de 3% juntas. As hidrelétricas, famosas por fornecerem “energia limpa” (há controvérsias), estão cada vez mais escassas, pois dependem das chuvas. Estamos suportados pelas termoelétricas, que têm custo elevado. O Governo encontrou uma forma de repassar esse custo para as pessoas físicas e jurídicas, criando as bandeiras verde, amarela e azul. Todavia, reforço que a economia brasileira não suportará os custos de energia nos patamares atuais e, portanto, tenho a expectativa que seja “tirado algo da cartola” nos próximos meses.

Independentemente de qualquer variável, está na hora de tirar os projetos que resultam em redução de consumo de energia da gaveta e… mãos à obra! Com o custo atual, estes projetos tendem a dar retorno financeiro em um prazo surpreendente.

*Jéssica Costa ([email protected]) é sócia e head de Consultoria da GS&AGR.

**Portaria nº 44. Para acessar o documento, acesse: http://goo.gl/tGnioD

Postagem anterior

Presidente da NRF, Matthew Shay, estará no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Algo de bom no momento atual

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

Algo de bom no momento atual

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.