Automação vira aliada na venda de pães e reduz custo para supermercadista

Máquina de automação para entrega de pães permite que os clientes se sirvam de produtos de alto giro como pão francês e pão de queijo

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP), em todo o país são consumidos, anualmente, 2,3 milhões de toneladas de pães franceses, mostrando que o brasileiro adora o produto. Para o setor supermercadista, especialmente entre as pequenas e médias redes, a padaria e a confeitaria têm participação de 12% das vendas totais. A novidade para clientes e estabelecimentos agora é a Servpan, uma máquina de automação para entrega de pães desenvolvida pela empresa paranaense Lealmaq Equipamentos, que ajuda o varejista a vender mais pães e reduzir os custos de mão de obra.

A Servpan, após abastecida, permite que os clientes se sirvam à vontade de produtos de alto giro como pão francês e pão de queijo. Ela comporta de 120 a 250 pães, dependendo do modelo da máquina, acabando com as filas da padaria, ao mesmo tempo que proporciona um volume maior de vendas e uma boa jornada de compras ao cliente, sem qualquer atrito ou intervenção humana. Além disso, ela possibilita a redução do custo da mão de obra, já que dispensa a presença de funcionário para a entrega dos pães, e permite que atendentes do setor possam dedicar-se às outras atividades, como a criação de novas receitas ou ao corte de frios.

Para simples efeito de comparação, a compra de pães, com fila, pode gerar ao cliente uma espera de 2 a 5 minutos. Com a Servpan, ela é feita em questão de segundos. “Hoje, o tempo de atendimento é um critério de diferenciação entre as empresas e gera um diferencial competitivo. As pessoas, cada vez mais, esperam minimizar os tempos de espera em filas, assim como no atendimento de um serviço”, declara Lucas Laurino, diretor da Lealmaq Equipamentos.

Com a Servpan, o supermercadista terá capacidade de venda de até 1,5 mil a 2 mil pães por hora. A máquina, produzida em inox, funciona a partir de um software que automatiza o comando e opera o seu funcionamento, além de possuir quatro rodízios para dar um bom equilíbrio e facilitar a sua movimentação. Tem ainda compartimentos para armazenar as embalagens dos pães, é supercompacta, econômica e encaixa-se muito bem com o layout de qualquer loja.

A Servpan é indicada para supermercados, atacarejos, lojas de conveniência e postos de combustíveis. “Com mais vendas de pães, o varejista pode também aumentar o seu lucro. E ao proporcionar uma boa experiência de compra, ele também fideliza o cliente”, diz Laurino.

Com a adoção da Servpan, o Civis Supermercados triplicou a venda de pães de queijo, saltando 600 kg para 2 mil kg mensais do produto nas três unidades que mantém na capital paranaense. Do pão francês as vendas registram um crescimento de 10%. “O percentual pode até parecer pequeno, mas em um setor onde as margens são sempre apertadas, qualquer ganho é fundamental para a rentabilidade da empresa”, argumenta o diretor da Lealmaq.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist