Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Pix só perde para os cartões na preferência dos brasileiros

Pesquisa mostra que celular teve papel fundamental na digitalização, que foi impulsionada pela pandemia

Redação de Redação
19 de julho de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
PIX só perde para os cartões na preferência dos brasileiros

Florianopolis, Brazil. 28/09/2020: Top view of Pix logo on smartphone screen next to growing piles of coins. Pix is a new and faster Brazilian money transfer system - Central Bank. Selective focus.

Lançado em novembro de 2020, o Pix só perde para os cartões na preferência dos brasileiros como meio de pagamento, segundo a pesquisa “Experiência Brasileira com Serviços Financeiros” feita pelo Fiserv, empresa de pagamentos e tecnologia de serviços financeiros.

A pesquisa mostrou que 22% dos participantes tinham preferência no Pix, enquanto que 28% preferiam usar o cartão pela comodidade. O risco de contágio do coronavírus no manuseio de cédulas e moedas é outro fator destacado na escolha de pagamento.

Carteiras digitais (11%), pagamento por código de barras (9%) e dinheiro (8%) completam os cinco pagamentos mais utilizados. Apesar de os pagamentos por QR Code terem se popularizado durante a pandemia, o meio é apontado como preferido por apenas 2% dos brasileiros.

“A digitalização está cada vez mais presente no cotidiano, muito impulsionada pela pandemia. O celular tem papel fundamental neste cenário. Para o futuro, também podemos esperar biometria, reconhecimento facial, entre outras novidades, até mesmo para pagamentos cotidianos, em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos”, afirma Rogério Signorini, diretor de produtos e-commerce da Fiserv América Latina.

Confiança no Pix

Quando se trata de segurança, 66% dos entrevistados afirmaram acreditar que o Pix é seguro. A porcentagem de confiabilidade é considerada maior até mesmo que o dinheiro em espécie, apontado por 57%, seguido por cartão com chip (56%), código de barras (57%) e carteira digital (51%) como os métodos de pagamento mais seguros.

“A pandemia impulsionou o comércio online. Muitas pessoas que tinham receio de comprar virtualmente aderiram à modalidade por não terem outra opção. Com isso, elas viram que é possível, que dá certo, então provavelmente vão continuar comprando online mesmo quando tudo voltar ao normal. Talvez o consumo não seja tão acentuado quanto hoje, com diferença significativa entre o online e presencial, mas a tendência é o comércio online continuar a crescer em ritmo acelerado”, diz.

Conexões por mobile são destaques

Para consumidores, o celular se tornou mais importante do que a carteira. Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados disseram que seria pior perder e nunca encontrar o celular a perder a carteira, variando de 63% entre pessoas de 25 a 34 anos a 51% entre pessoas de 55 anos ou mais.

A importância do celular também se refletiu nos motivos para escolher onde manter a conta bancária principal. O principal critério, apontado por 28% dos entrevistados, é a possibilidade de administrar a conta por meio de mobile banking ou internet banking. Dos entrevistados, 70% disseram que mudariam de instituição se não pudessem contar com uma boa interação via celular ou computador.

Não ter tarifas bancárias ou ter tarifas baixas é o segundo critério mais considerado para a escolha da conta principal, citado em 18% dos casos. Recomendações de familiares ou amigos (10%), relacionamento anterior com a instituição (9%) e reputação da empresa (8%) são mais importantes do que a localização da agência (7%), atendimento ao cliente (3%) e a experiência da equipe (2%).

O estudo “Experiência Brasileira com Serviços Financeiros” foi conduzido entre 7 e 11 de maio de 2021 com 1.000 participantes.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Sebrae oferece formação gratuita de gestão para setor de foodservice

Próxima Postagem

Uma Nova York igual, mas diferente

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda
Marcas

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás
Economia

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Uma Nova York igual, mas diferente

Uma Nova York igual, mas diferente

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.