Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Estadão Conteúdo

Varejistas da construção que apontavam alta de vendas caem para 26%

Pesquisa indica que a expectativas para os próximos três meses estão em patamar bem mais favorável

Redação de Redação
19 de julho de 2021
no Estadão Conteúdo
Tempo de leitura: 3 minutos
NPS Awards 2022: Indicadas na categoria Casa e Construção

Os varejistas de materiais de construção que apontavam alta de vendas nos últimos três meses em junho do ano passado caiu de 42% para 26% em junho deste ano. A avaliação positiva sobre o mês da pesquisa também caiu,  de 46% para 33%.

Já as expectativas para os próximos três meses estão em patamar bem mais favorável na atualidade, de 45%, em 2020, para 59% no mesmo período. Os dados são do Termômetro Anamaco, pesquisa da Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com a pesquisa, essas comparações precisam ser feitas com atenção: “considerando as incertezas geradas pela pandemia em 2020 e as esperanças trazidas pelo avanço da vacinação no ano em curso”.

Na comparação do índice de junho com maio deste ano, as notificações de alta nos últimos três meses recuaram 2 pontos porcentuais, passando de 28% para 26% entre maio e junho. Já as indicações de queda passaram de 16% para 15% no mesmo período. O sentimento de estabilidade, por sua vez foi apontado por 59% dos entrevistados contra 56% no mês anterior

Diferentemente de outros indicadores da edição atual do Termômetro, as expectativas otimistas sobre as vendas nos próximos meses tiveram alta significativa em junho frente ao mês anterior, tendo chegado a 59% contra 49% em maio. Ao mesmo tempo, as assinalações de queda e de estabilidade recuaram: 2 p.p. e 7 p.p., respectivamente.

Expectativa em relação ao governo

O Termômetro Anamaco também levanta as expectativas positivas quanto às ações do governo nos próximos 12 meses. Em junho, elas tiveram ligeira melhora frente ao mês anterior. As assinalações otimistas passaram de 53% para 55%, mas as pessimistas também avançaram, passando de 15% para 17%. Com isso, a diferença entre essas respostas permaneceu em 38 p.p

Em um ano, houve duas fases distintas para a avaliação quanto às ações esperadas do governo. “Partindo de um patamar muito favorável – com mais de 60% de assinalações positivas -, essa avaliação se reduziu progressivamente até fevereiro deste ano, momento em que se combinaram o agravamento sem precedentes da pandemia, a aceleração inflacionária e a ausência de pagamentos do auxílio emergencial”, diz o relatório. Nesse período o otimismo ficou abaixo de 40%. Desde então, houve melhoras, mas o indicador ainda não voltou aos 60% de um ano atrás.

Orçamento menor para construção

Para os organizadores da pesquisa, o início da pandemia marcado pelas reformas nas casas, a baixa inflação e os juros baixos criavam um contexto de maior confiança no governo do que no cenário atual.

Apesar de ressaltar as expectativas de crescimento e retomada econômica, a pesquisa aponta “nuvens escuras no horizonte” para os próximos meses do setor. “A mais relevante se refere à inflação persistente, concentrada em produtos essenciais como alimentos, o que reduz o espaço no orçamento das famílias para maiores gastos com materiais de construção”, diz o texto.

“O mesmo tema inflacionário também possui uma face setorial relevante: a elevação expressiva de alguns materiais, como vergalhões, produtos de PVC e material elétrico, dentre outros, um fenômeno que também deve estar tendo impacto negativo sobre a demanda no varejo setorial. Infelizmente, não há sinais de que essa alta de preços venha a ser revertida nos próximos meses, fato que deve conter o desempenho das vendas”, conclui.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: BigStock

Postagem anterior

Pix supera outras formas de transferências e já conquista o pequeno comércio

Próxima Postagem

Eventos debatem digitalização de serviços financeiros e os impactos no varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

GM anuncia retomada de segundo turno em São José dos Campos para elevar produção da S10
Estadão Conteúdo

GM espera impacto de até US$ 5 bilhões com tarifas de Trump

1 de maio de 2025
Com alta de preços e crédito escasso, cresce procura por carros "velhinhos"
Estadão Conteúdo

Decreto do Mover exige que carros poluam 50% menos

16 de abril de 2025
Visitas aos shoppings não se recuperaram totalmente desde a pandemia
Shopping centers

Visitas aos shoppings não se recuperaram totalmente desde a pandemia

19 de março de 2025
PDG aprova aumento de capital no valor total de R$ 16 milhões
Economia

CVM abre processo para investigar anúncio de falsa proposta de aquisição da PDG

22 de fevereiro de 2025
Governo Trump pode ser menos prejudicial para Brasil do que para o México, diz Galípolo
Economia

Governo Trump pode ser menos prejudicial para Brasil do que para o México, diz Galípolo

14 de fevereiro de 2025
BNDES aprova R$ 120 milhões em capital de giro para empresa alimentícia Conservas Oderich
Varejo

BNDES aprova R$ 120 milhões em capital de giro para empresa alimentícia Conservas Oderich

26 de dezembro de 2024
Consumidores pedem retirada de ‘jabutis’ de eólicas
Estadão Conteúdo

Consumidores pedem retirada de ‘jabutis’ de eólicas

9 de dezembro de 2024
Warren Buffett acumula mais de US$ 325 bilhões em caixa após Berkshire Hathaway vender ações
Economia

Warren Buffett acumula mais de US$ 325 bilhões em caixa após Berkshire Hathaway vender ações

3 de novembro de 2024
Próxima Postagem
Evento debate a digitalização dos serviços financeiros e seus impactos no varejo

Eventos debatem digitalização de serviços financeiros e os impactos no varejo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.