Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Processo de digitalização se torna fundamental para o bom funcionamento de restaurantes

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
19 de julho de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Alelo faz parceria com Hublocal para impulsionar presença digital de estabelecimentos

Os dois anos que convivemos com a pandemia do coronavírus acabaram mudando a lógica de funcionamento de diversos setores da nossa sociedade. Não à toa, uma pesquisa realizada pela Emerging Multinationals Research Network (EMRN) mostrou que o período com as restrições de circulação e a concentração de serviços totalmente na internet acabou acelerando a digitalização das empresas em quase dez anos. Em meio a esse contexto, o setor de foodservice não ficou de fora. Sem a possibilidade de atender ao público presencialmente, os estabelecimentos precisaram se reinventar, sobretudo através da multicanalidade de atendimento e operação, que utiliza de diversos meios de plataformas para se comunicar com os seus clientes, para seguir funcionando durante a época mais intensa da crise sanitária.

Garantindo maior agilidade, controle e padronização nos processos, a digitalização vem se mostrando um ponto fundamental para que os restaurantes possam melhorar por completo a qualidade de seu atendimento ao cliente. Mais do que isso, diante do contexto atual, a gestão digital acabou se tornando crucial e decisiva até mesmo para o sucesso do empreendimento. A maior prova disso vem por meio dos números. Levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP) aponta que, enquanto 12 mil bares e restaurantes se viram obrigados a fechar as portas na cidade de São Paulo durante a crise sanitária, o número de restaurantes cadastrados em aplicativos de entrega acabou subindo 78% no mesmo período.

Melhorias e vantagens

Embora os números já evidenciam a importância da implementação de uma gestão digital, muitos estabelecimentos ainda se mostram receosos diante dessa possibilidade, principalmente por acreditar que esse processo só acarreta mais custos. No entanto, a realidade mostra que o resultado acaba sendo justamente o contrário.

Uma das mudanças mais significativas, graças ao procedimento de digitalização é a melhora efetiva de todo o processo por parte dos estabelecimentos. A consequência disso é a menor dependência de uma grande equipe para fazer toda essa operação funcionar, além de garantir que os profissionais atuem de forma mais direcionada às ações essenciais como limpeza, atenção aos clientes, cozinha e preparo de alimentos, embalagens, entre outras atividades. Além disso, é preciso ressaltar que todo esse movimento resulta ainda na minimização dos processos manuais e, consequentemente, de desorganização e erros por parte do estabelecimento. Tudo isso garante a diminuição significativa de desperdícios e refação das atividades, além da padronização dos processos gerenciais do comércio.

A somatória de todos esses fatores não só garante a melhoria do atendimento, como também de toda experiência proporcionada aos clientes. Diante de todo esse cenário, o resultado esperado é não só a manutenção desse consumidor, como também a possibilidade de atingir e conquistar novos fregueses, garantindo assim o aumento do faturamento e lucratividade do local.

Por onde começar

Diante de todos esses benefícios listados, é cada vez mais difícil imaginar um estabelecimento, independentemente do tipo ou tamanho, conseguir atingir um funcionamento satisfatório sem acompanhar o atual avanço tecnológico disponível através da digitalização.

O primeiro passo recomendado para os restaurantes que ainda buscam iniciar o processo de digitalização é ampliar os modelos de atendimento, partindo, por exemplo, para as vendas através do delivery. Para isso, uma ótima pedida é a digitalização do cardápio, abrindo espaço, assim, para a divulgação das opções oferecidas através de soluções digitais e redes sociais. Além disso, é importante que o estabelecimento fique atento para compreender quais processos que acontecem de forma manual hoje podem ser substituídos por alguma automação ou tecnologia de maneira imediata.

Por fim, mas não menos importante, é preciso ter em mente que o cliente sempre será a prioridade e que se todo esse trabalho não for refletido em melhorias para eles, de nada adiantará. Até por isso, é sempre fundamental acompanhar de perto o serviço prestado e treinar os funcionários de uma maneira adequada para que os mesmos correspondam às expectativas. Hoje a digitalização é algo essencial para qualquer marca de foodservice, porém jamais poderá ser colocada como a principal vertente do negócio. A comida e o atendimento ainda pesam bastante nessa equação.

Felipe Maia Lo Sardo é cofundador e CEO da Goomer.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Petlove investe mais de R$ 50 milhões em Centro de Distribuição exclusivo

Próxima Postagem

Nike abre em Seul primeira loja Style, definida como mistura de varejo com estúdio criativo

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nike abre em Seul primeira loja Style, definida como parte varejo, parte estúdio criativo

Nike abre em Seul primeira loja Style, definida como mistura de varejo com estúdio criativo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.