Indústria de games invade Eletrolar Show e apresenta as novas tendências para o varejo

Empresas como TecToy, Redragon e X-One apresentaram produtos para esse nicho desde computadores a fontes

De carregadores mais robustos, passando por baterias mais duradoras, cadeiras confortáveis a lançamentos de gabinetes, notebooks e joystick, a indústria de games invadiu a Eletrolar Show 2024, evento B2B sobre tendências do mercado de eletroeletrônico para o lar e que conecta indústria e varejo. A feira ocorreu entre os dias 15 e 18 de julho, no Transamérica Expo, em São Paulo.

Os números são muito atraentes: o Brasil possui 3% do total de usuários gamers do mundo, o que coloca o País entre os 10 maiores mercados globais nesse segmento, responsável por movimentar R$ 13 bilhões, segundo estudos realizados pela Newzoo e MindMiners, respectivamente. A estimativa é que a receita gerada pelos mais de 100 milhões de brasileiros chegue a U$S 2,6 bilhões por ano, tornando-se a maior potência da América Latina.

TecToy

Empresa brasileira e uma das pioneiras do mercado gamer no País, a TecToy levou algumas novidades para a Eletrolar Show 2024 com destaque para o Zeenix , um joystick com tela touch e operação manual, além de um computador gamer portátil. O equipamento, que volta ao mercado após 13 anos, ainda não tem data para chegar ao consumidor final, mas os jogadores podem contar com a novidade no próximo trimestre.

O Zeenix será comercializado nas versões Pro e Lite, contudo, ambos serão compatíveis com o Windows 11. O game é vendido com um teclado dobrável, o que possibilita o uso convencional para tarefas ou trabalho do dia a dia. “Nos dois modelos, o jogador tem várias possibilidades de levar os jogos que ele já joga em casa para onde quiser. Além de ser um equipamento que funciona como um computador”, comenta Pedro Henrique Martins Cruz, head de Marketing de Games da TecToy. “O Zeenix Pro, inclusive, é forte o suficiente para fazer edição de vídeo”, completa.

A primeira leva do Zeenix será fabricado na China e, a partir da aceitação do mercado nacional, a tendência é ser fabricado no Brasil. Aliás, um dos princípios da empresa é ter parceiros e desenvolver produtos nacionais. “Se a gente vê que uma empresa brasileira tem um hardware robusto como o Zeenix, isso traz mais visibilidade e mais confiança do jogador para o mercado brasileiro”, diz Cruz.

A TecToy também apresentou ao mercado dois jogos autorais: o Damned 2, de terror psicológico, com opção para jogar em modo multiplayer, de até quatro pessoas. O lançamento está previsto para outubro, para a celebração do Halloween de 2024.

O outro jogo é o Master Lemon, um game em pixelart, baseado na história real de Lemon, um jovem brasileiro poliglota que, após aprender 11 línguas estudando sozinho, sonhava falar islandês. Lemon é inspirado na história de André Lima, que meses após realizar seu sonho, faleceu em um trágico acidente de carro.

Redragon

A companhia investiu em mouses mais leves, precisos e com sensores top de linha. O peso varia entre 49 gramas  55 gramas. São modelos sem fio, com conexão bluetooth. “Como são leves, o movimento é menos cansativo. Desliza melhor e não sente tanto o peso quando arrasta. E ainda tem o benefício de ter uma bateria muito boa”, explica Rubens Kishi, analista de Mídia da Redragon.

Outra novidade é o gabinete Wideload Extreme em vidro curvado e transparente. Toda parte interna do hardware fica à mostra e e traz luzes coloridas para o equipamento performar em sintonia com a tendência hi-tech. O modelo apresentado na Eletrolar Show 2024 é uma evolução do anterior.

Na linha de headset, a novidade é o fone Aurora. Segundo Kishi, o dispositivo é bastante robusto para jogadores e conta com estrutura resistente, almofada de corino e maciez. O fone é leve e reduz significativamente os ruídos do ambiente externo. O modelo do fone 7.1 virtual conecta via USB, possui controle no cabo do fone com volume, microfone e mutador.

WaveOne

A empresa catarinense, com 30 anos de mercado, nasceu especializada em produzir equipamento de som. Ao longo de sua jornada, desenvolveu um portfólio para atender a diferentes necessidades, entre elas, a dos gamers.

Na Eletrolar Show, a WaveOne levou três headsets com microfone embutido para jogadores iniciantes (modelo Ascalon), intermediários (modelo Aigaon) e profissionais (modelo Ace Orion). Os fones são leves e melhoram o isolamento do som conforme a categoria também sobe de nível. O objetivo é proporcionar boa experiência auditiva ao jogador, possibilitando total imersão no jogo, com bastante conforto.

Coordenador de Marketing da WaveOne, Davi Pereira conta que a empresa busca ser parceira dos lojistas que vendem seus produtos. Além de todo material explicativo, há webinar, suporte para a equipe de vendas, que inclui treinamentos, e 3 anos de garantia para cada item.

Segundo o executivo de Marketing, a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento cuida desde a produção dos equipamentos até a construção das embalagens customizadas para expositores no varejo.

Vivensis

Gamer, profissional ou não, precisa de cadeira confortável e anatômica. Como bem destaca Guilherme Kenji, coordenador de Produtos da empresa, “este é um item perigoso”. ” Se não for bem trabalhado, bem desenvolvido, pode causar sérios danos aos usuários”, comenta Kinji.

Para a  Eletrolar Show 2024, a Vivensis levou suas cadeiras que, hoje em dia, são requisitadas por executivos que querem mais conforto para o trabalho na empresa ou em home office.

Para Kenji, um dos diferenciais da companhia no mercado é o design. A Vivensis se preocupa em desenvolver produtos funcionais, que se ajustem às demandas dos gamers em várias idades – como a de desenvolvimento infantojuvenil à fase adulta -, sem perder de vista o valor estético do produto, que gera desejo na hora do jogador fazer sua escolha.

A empresa possui um catálogo de produtos diversos para jogadores de vídeo-game, mas focou em apresentar os modelos de cadeiras ao mercado. “É um item de alta movimentação, com grande saída e que tem sido muito buscado no mercado”, disse o executivo.

X-One

Neste ano, a corporação focou os lançamentos em carregadores com maior durabilidade. “A gente já trabalhava com uma fonte de 30 watts, que é feita de material ecológico e biodegradável. Este ano, trouxemos uma fonte de 65 watts e uma de 140 watts”, explicou o líder de Implantação da X-One Brasil, Lorran Aquino.

Segundo Aquino, fontes mais duráveis permitem aos usuários de notebook para jogos maior facilidade para carregar mais equipamentos, com máximo de potência. “Eu, particularmente, jogo no notebook. Então, tenho que ter outros carregadores, mais entradas USB, porque preciso carregar outras coisas, e essa fonte ajuda muito”, afirma Aquino. O carregador da X-One possui várias entradas e oferece carga máxima com boa otimização de tempo.

Outra novidade, esta para quem gosta de jogar no celular, é a película de proteção Armorvisor, que elimina 99% dos germes e bloqueia 90% dos raios ultravioletas.

“Para o cotidiano é um ponto muito importante, principalmente, para o pessoal que joga, que é um público em ascensão. São pessoas mais jovens, em fase de crescimento, que passam horas no celular, jogando. A proteção evita desgaste ocular, que pode ser um agravante para a miopia”, pontua.

ThunderRobot & Machenike

Empresa do ecossistema Haier, empresa global sediada na China, a ThunderRobot & Machenike trouxe novos modelos de laptops, mini-PCs, monitores e acessórios com design diferenciado.

Emerson Lima, country manager Brasil, apresentou modelos equipados com placas modernas e robustas, que atendem tanto os jogadores iniciantes quanto os mais experientes.

Marca entrante no País, a ThunderRobot & Machenike vai competir com agressividade para buscar a sua fatia de mercado. A estratégia, nesse momento, é oferecer produtos high-end, isto é, sofisticados, com valores até 20% mais baixo que o da concorrência e itens entrantes até 10% mais baratos.

Para Lima, outro diferencial é o trabalho com o varejo brasileiro. “Nós trabalhamos com capilaridade e tratamos nossos varejistas igualmente em todas as regiões do Brasil. Isso quer dizer dar condições para todos os revendedores, pequenos, médios e grandes, trabalhar e conseguir competir em pé de igualdade”, descreve Lima.

A Haier é dona de mais de 40 empresas e a maior produtora de eletrodomésticos no mundo em razão dos empreendimentos que possui sob seu guarda-chuva, que inclui, por exemplo, a General Eletric. A ThunderRobot e a Machenike são duas marcas voltadas para o mercado gamer, criadas em 2014.

“A empresa está dando seus primeiros passos no Brasil e planeja lançar uma linha de televisores e ar-condicionado no próximo ano”, antecipa Lima.

Imagens: Mercado&Consumo

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist